Skip to main content

Plantio de soja em Primavera do Leste MT (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A colheita de soja em Mato Grosso avançou para 22,26% da área do Estado até esta sexta-feira, praticamente o dobro do registrado no mesmo dia da semana passada, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), indicando que maiores volumes já estão no mercado após uma lentidão inicial.

Considerando a área de soja plantada em Mato Grosso, de 10,3 milhões de hectares, os agricultores no maior Estado produtor do Brasil realizaram a colheita em 2,3 milhões de hectares desde o início dos trabalhos. Eles teriam colhido 7,9 milhões de toneladas, fazendo o cálculo com uma produtividade média de 3,444 toneladas por hectare estimada pelo Imea.

saiba mais

Redução na venda de soja em grão faz exportações do agro fecharem janeiro em queda

Indústria de soja prevê aumento de estoques do grão em 2021

 

O volume colhido deve trazer algum alívio ao mercado, especialmente diante da grande fila de navios nos portos após um atraso no plantio.

Nesta sexta-feira, a associação da indústria de soja, a Abiove, avaliou que o fluxo do produto para exportação e processadoras deve melhorar a partir de meados deste mês, com o desenvolvimento da colheita.

O volume colhido em Mato Grosso, que responde por cerca de um quarto da produção brasileira e lidera o ritmo dos trabalhos, poderia ser maior.

Segundo o Imea, a colheita de soja de Mato Grosso está 35,96 pontos atrás do registrado na mesma época de 2019/20 e 23,15 pontos abaixo da média histórica para esta época do ano.
Source: Rural

Leave a Reply