Skip to main content

(Foto: Milrem Robotics/Divulgação)

 

Depois de robôs aspiradores, mordomos e até cachorros, vem aí o robô reflorestador. Menos cômico que os outros, esta nova máquina promete ajudar a aumentar a velocidade de reflorestamento, além de poder ser usada para outros fins, desde preparar o solo antes da plantação até retirar neve.

A ideia veio da companhia estoniana Milrem Robotics, que começou construindo tanques autônomos e agora desenvolve o robô reflorestador, capaz de plantar e nutrir pequenas árvores. Ele consegue carregar até 300 mudas e plantar um hectare de árvores em menos de seis horas, segundo a empresa.

saiba mais

Estudantes da USP projetam estufas urbanas para produzir alimentos de forma sustentável

Nova plataforma pode ajudar no mapeamento de questões ambientais do agronegócio

 

Embora o veículo tenha sido inicialmente projetado para trabalhar em florestas comerciais, que atendem uma demanda específica do mercado como as madeireiras, seus designers acreditam que ele também possa ser utilizado para restaurar florestas naturais.

Os robôs são equipados com o Lidar (Light Detection and Ranging), que usa laser para criar imagens tridimensionais do ambiente, e o GPS para navegar pelo terreno. Assim, o equipamento sabe exatamente onde plantar, e as posições das mudas ficam em uma base de dados que auxilia no monitoramento do crescimento das árvores.

saiba mais

Poluição do mar desafia pesca artesanal no Brasil e causa escassez de peixes

 

As máquinas foram construídas em parceria com a Universidade de Tartu, a Universidade de Tecnologia de Tallinn e a Universidade de Ciências da Estônia. O projeto também recebeu milhões de euros em financiamento da União Europeia.
Source: Rural

Leave a Reply