Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (29/1) no site da revista Globo Rural.

Luto no agro

 (Foto: Wilhan Santin)

 

Morreu, nesta sexta-feira (29/1), em Rolândia (PR), o produtor rural Herbert Bartz, que ficou conhecido pelo pioneirismo no uso da técnica do plantio direto na agricultura brasileira. Ele tinha 83 anos, se tratava de uma pneumonia e sofreu falência múltipla de órgãos. Deixa esposa e dois filhos.

Greve dos caminhoneiros

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil )

 

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) enviou ofícios na quarta-feira (27/1) a órgãos como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e a Presidência da República para notificação e aviso da paralisação dos caminhoneiros autônomos, empregados e cooperados. A interrupção está programada para começar na segunda-feira (1/2), com prazo indeterminado. 

Prioridade na vacinação

(Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu nesta sexta-feira (29/1) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a inclusão dos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia de produção de alimentos entre os grupos prioritários de imunização contra o coronavírus. 

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) também enviou um ofício pedindo que trabalhadores de frigoríficos sejam considerados como prioritários na vacinação contra a Covid-19. O argumento é de que o setor se mostrou um dos mais vulneráveis à contaminação pelo novo coronavírus.

Safra de grãos

 (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A chuva neste começo de ano tem trazido efeitos positivos à safra de grãos em quase todas as regiões. A análise está em boletim de monitoramento agrícola divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Os maiores volumes foram em MG, GO, TO, PA e RO. Apesar de chuvas irregulares em algumas regiões, armazenamento hídrico no solo foi considerado satisfatório. 

Venda futura de arroz

(Foto: Divulgação )

 

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) recebeu neste início de ano os primeiros registros de contratos de venda futura de arroz. A operação foi feita pela corretora Expoente, do Rio Grande do Sul, e envolveu produtores e indústrias tradicionais do setor do Estado, líder nacional na produção do cereal.

Ministra exonerada

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

O presidente Jair Bolsonaro exonerou a ministra da Agricultura Tereza Cristina para reforçar a base do governo na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (29/1). A votação para definir o comando do Legislativo será na próxima segunda-feira (1/2).

Preço do boi gordo sobe

(Foto: Nelore Katayama)

 

O preço do boi gordo subiu 16,8% desde 18 de dezembro do ano passado. O motivo que leva à forte subida é o mesmo de meses atrás: falta de boiada pronta para o abate. É o que mostra levantamento da Scot Consultoria.

Na terça-feira (26/1), a arroba emplacou R$ 300, um recorde, e a tendência é não haver queda de preço pelo menos até o final de fevereiro.

Safra de uva mais produtiva

(Foto: Pixabay)

 

As condições meteorológicas na Serra Gaúcha durante o inverno, a primavera e o início do verão indicam que a safra de uva em 2021 deverá ter produtividade maior e qualidade igual ou superior à do ano passado. A avaliação é de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. 

Política do "diesel verde"

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

A  Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) defendeu em reunião com o governo federal  que o mandato de biodiesel seja "apenas de biodiesel", e que o chamado "diesel verde" seja estimulado em política própria, disse a entidade em nota.
Source: Rural

Leave a Reply