Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (20/1) no site da revista Globo Rural.

Potencial de cooperação entre Brasil e EUA

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

Em carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tomou posse, nesta quarta-feira (20/1), o presidente Jair Bolsonaro destacou o potencial de cooperação entre os dois países. Defendeu uma ação conjunta na reforma de mecanismos de governança internacional, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Parceria bilateral no governo Biden

 (Foto: Divulgação/Embaixada dos EUA)

 

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, disse estar confiante na continuidade da parceria bilateral no governo Biden, que tomou posse nesta quarta-feira (20/1). Ele fez a afirmação em uma série de postagens em seu perfil no Twitter, alusivas à posse do novo presidente americano.

Pressão no agro

(Foto: Adam Schultz)

 

Declarado abertamente a favor de políticas ambientais, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou posse do cargo oficialmente nesta quarta-feira (20/1). Especialistas alertam que aproximação entre EUA e União Europeia, somada a divergências com a diplomacia brasileira, pode impactar cadeia produtiva e negócios. 

Alta no ICMS do leite

 (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

 

A revogação do aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do agronegócio em São Paulo, na semana passada pelo governo do Estado após mobilização de produtores e entidades, deixou de fora um dos itens mais sensíveis da cesta básica: o leite pasteurizado. O produto, que tinha a alíquota zero, passou a ser tributado em 4,14% a partir de 15 de janeiro, pela primeira vez na história.

Testes contra a Covid-19

 (Foto: Getty Images)

 

O Sistema Faesp/Senar-SP, formado por Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural,  iniciou nesta semana o Programa Semear da Esperança, que tem como objetivo realizar 300 mil testes para Covid-19 em produtores e trabalhadores rurais.

Redução na emissão de gases

(Foto: Globo Rural)

 

O presidente da União da Indústria da cana-de-açúcar (Unica), Evandro Gussi, avalia que o resultado do primeiro ano do RenovaBio demonstrou que os participantes do mercado de combustíveis "querem construir uma nova realidade e entregar a redução de emissões de CO2 que a sociedade espera".

Custo maior do trigo

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

Os moinhos brasileiros já lidam com preços mais elevados do trigo, tanto nas importações quanto no mercado interno, em meio à pretensão do governo russo de ampliar a taxa de embarques do cereal, medida que afetou as cotações globais e impulsionou os valores dos principais players no mundo, segundo analistas e representantes do setor ouvidos pela Reuters. O governo russo tenta limitar inflação dos alimentos no país, desencadeada pela crise da Covid-19. 

Redução da produção de soja

 (Foto: Gustavo Bonato/Reuters)

 

A produção brasileira de soja deve alcançar 132,6 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou a consultoria StoneX à Reuters nesta quarta-feira, com queda ante as 133,9 milhões de toneladas projetadas no mês anterior, mas ainda um recorde para a temporada, em meio a um baixo volume de chuvas no começo de dezembro.

Raio-x digital na produção de citros

 (Foto: Divulgação)

 

O uso de inteligência artificial e sensores inteligentes promete otimizar a produtividade e reduzir os custos de produção de citros no Brasil. A tecnologia, desenvolvida pela startup brasileira Adroit Robotics, funciona como uma espécie de "raio-x digital" ou "ressonância magnética" do pomar e já foi implantada na safra 2020/21.
Source: Rural

Leave a Reply