Skip to main content

(Foto: Pnat/Divulgação)

 

Entrevistei na quinta-feira (14/1) Nilson Genovesi, um dos mais experientes leiloeiros do país, para uma reportagem que estou elaborando para a Revista Globo Rural. O tema é a mudança radical dos remates, que deixaram de ser presenciais e passaram a ser 100% virtuais no ano passado devido à pandemia do coronavírus.

Nilsinho, como é conhecido, conduz os negócios com gado e cavalos há 38 anos. Me lembro dele comandando leilões movimentados nas décadas de 1980 e 1990 em palcos como Palace, Maksoud Plaza, em São Paulo, e muitos outros estrelados pelo país.

saiba mais

Leilões de gado e cavalo bateram recorde em 2020

 

Ele assistiu, portanto, várias mudanças na atividade. Nenhuma delas tão radical, ressalta. “As vendas virtuais, sejam de cavalos, bezerros, vacas e touros, surpreenderam positivamente todo o setor. Os resultados financeiros foram muito superiores aos de 2019.  Destaco ainda a liquidez e a qualidade dos animais. Ficou todo mundo satisfeito”, afirmou.

Genovesi relata que os leilões virtuais já apresentavam crescimento no Brasil. Mas a mudança para o mundo virtual foi no galope. Aqueles pregões animados pela presença de dezenas de criadores foram imediatamente suspensos. A larga experiência o leva a fazer umas observações ricas e interessantes do transcorrer dos pregões virtuais em 2020.

saiba mais

Após fechar o ano em queda, preço da arroba do boi sobe 7% na parcial de janeiro

 

No caso das vendas de cavalo, ele diz que a emoção dos leilões presenciais foi substituída pelo foco dos virtuais, já que as informações eram passadas ali na telinha ou pela internet e o público dedicava muita atenção. O mesmo vale para o gado de seleção, cujos leilões estão similares aos cavalos de raça, ou seja, o foco é total. “Houve ainda prazer em assistir os remates.”

No caso do gado comercial, cujas vendas também estiveram aquecidas, as causas foram diferentes. “A arroba do boi alcançou boas cotações e as exportações aumentaram muito em 2020, principalmente para a China. Esse cenário positivo tornou excelentes as vendas de bezerros, reprodutores e fêmeas", afirma.

saiba mais

Feira no RS que criou parque interativo virtual fatura 40% a mais com leilões de animais

 

Para finalizar, Genovesi destaca outro fator que impulsionou o setor: os juros. “A queda da taxa de juros também ajudou demais o mercado de cavalos, gado de elite e comercial. Muito investidor aplicou na criação como alternativa de negócios”, conclui.
Source: Rural

Leave a Reply