Skip to main content

(Foto: Reuters)

 

O Ministério da Agricultura publicou nesta quinta-feira (14/1) o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do trigo para a safra 2020/21. O zoneamento, que abrange 10 Estados, indica o melhor período para plantio e considera demandas propostas pelo setor produtivo.

Entre elas, estão a inclusão dos solos tipo 1 e a reanálise dos períodos de semeadura de alguns munícipios do norte do Paraná e sul de São Paulo, além de prospecção de novas áreas com aptidão tritícola na região tropical, especialmente em Minas Gerais, Goiás e Bahia, que vêm se configurando como um novo polo de expansão da cultura.

saiba mais

Tendências 2021: Mercado favorável deve fazer Brasil aumentar área de trigo

 

Estão contempladas no Zarc de trigo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, para o sistema de sequeiros; e São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia, para o sistema irrigado.

De acordo com o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, nas regiões tradicionais de cultivo comercial de trigo no Brasil, os maiores riscos de perda de produção são geada no espigamento (região temperada); excesso de chuva/umidade; e deficiência hídrica e temperatura elevada (região tropical).

saiba mais

Conab reduz estimativa para a produção de grãos na safra 2020/2021

 

Os maiores produtores de trigo do país são Rio Grande do Sul e Paraná, responsáveis em torno de 85,8% da produção nacional, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados em dezembro de 2020.

Com a finalização da colheita do trigo nos principais Estados, a produção nacional estimada é de 6,183 milhões de toneladas. Nas principais regiões produtoras, a nova safra 2020/21 tem plantio começando em abril ou maio, com colheita no decorrer do segundo semestre.

saiba mais

Área com trigo no Cerrado triplica e pode reduzir a dependência do grão importado

 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).

Produtores e agentes do agronegócio podem acessar as informações por meio de tablets e smartphones. Basta usar o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que está disponível nas lojas de aplicativos.
Source: Rural

Leave a Reply