Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (13/1) no site da revista Globo Rural.

Menos máquinas nas feiras

 (Foto: Divulgação)

 

A CNH, gigante global que tem em seu guarda-chuva as indústrias de máquinas agrícolas Case IH e New Holland, e a multinacional John Deere não vão participar de feiras agropecuárias presenciais neste ano no Brasil. 

Elas se juntam à Massey Ferguson e Valtra, que já haviam anunciado decisão semelhante. O motivo é avanço da pandemia de Covid-19 e o risco à saúde. O Grupo CNH ainda vai analisar se estará em eventos presenciais no segundo semestre. 

Bolsonaro na Expodireto

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

Primeira no calendário deste ano entre as grandes exposições agropecuárias, a Expodireto Cotrijal terá a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A confirmação foi anunciada no site oficial da feira pela Cotrijal, que organiza o evento em Não-Me-Toque (RS). Devido à pandemia, 22ª edição da feira organizada pela cooperativa Cotrijal em Não-Me-Toque (RS) será em formato híbrido, entre os dias 1º e 5 do mês. 

Safra menor, mas ainda recorde

 

(Foto: Sergio Ranalli)

 

A redução na estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra brasileira 2020/2021 de grãos em cerca de 1 milhão de toneladas é resultado dos problemas climáticos durante o período do plantio, especialmente no Rio Grande do Sul. 

O problema é que a produção foi semeada com déficit hídrico no solo e falta de chuvas. Apesar disso, segundo análise da estatal, os níveis melhoraram nas principais regiões produtoras a partir de dezembro. 

Importação histórica de arroz

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

As importações brasileiras de arroz fecharam dezembro com a maior quantidade adquirida desde 1998. O motivo foi a reta final do prazo de isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) concedida pelo governo para compra de 400 mil toneladas do grão de fora do Mercosul. 

O volume de 217,42 mil toneladas que chegou ao país em dezembro foi 16,7% superior ao recebido em novembro e 239,5% maior do que no mesmo mês de 2019. 

Recorde nos leilões

(Foto: Reprodução)

 

A pandemia do coronavírus transformou os leilões de gado e de cavalos de presenciais em virtuais e transmitidos pela televisão ou internet.

Os números das empresas organizadoras dos remates começaram a chegar e os resultados mostram que o ano de 2020 foi um dos melhores do consolidado universo dos leilões rurais, a exemplo da Central Leilões, de Araçatuba (SP), que faturou R$ 410 milhões. 

Ministério rebate Macron

 (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O Ministério da Agricultura rebateu as críticas feitas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, à soja brasileira. Em nota, a pasta ressaltou que "o Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e utiliza tecnologias reconhecidas que ampliaram a sustentabilidade de sua produção agropecuária".

Produtores argentinos encerram greve

(Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

 

Agricultores argentinos encerraram uma greve de vendas de três dias nesta quarta-feira (13/1), pouco antes do momento originalmente marcado, após o governo do país ter eliminado um limite de 30 mil toneladas por dia para as exportações de milho e concordado em liberar os embarques.

Abate de frangos na Alemanha

(Foto: Ina Fassbender/Reuters)

 

Cerca de 37 mil frangos serão abatidos na Alemanha após a detecção de gripe aviária em uma granja no leste do país, disseram autoridades nesta quarta-feira (13/1). Série de surtos tem ocorrido em países da Europa nas últimas semanas. Suspeita é de que aves selvagens estejam disseminando a doença. 

Investimentos em startups do agro

(Foto: Getty Images)

 

Duas startups do agro brasileiras receberam investimentos que, somados, chegam a R$ 2,5 milhões. As agtech são a iRancho, que atua em gestão pecuária, e a Sensix, que trabalha na análise de solo para mapeamento de propriedades agrícolas.
Source: Rural

Leave a Reply