Skip to main content

Fachada da Flat House, casa construída a partir de painéis feitos de cânhamo (Foto: Divulgação/Practice Architecture/Oskar Proctor)

 

Um estúdio de arquitetura inglês é responsável por construir junto a fazendeiros locais uma casa feita a partir de painéis pré-fabricados de cânhamo – planta da mesma família da maconha. Batizada de Flat House, a propriedade fica no condado rural de Cambridgeshire, Inglaterra, e foi erguida em apenas dois dias.

Assinada pelo estúdio londrino Practice Architecture, a casa possui baixo teor de carbono incorporado e foi projetada para ser um protótipo para escalas maiores de construções sustentáveis pré-fabricadas à base da fibra da planta de cannabis. 

saiba mais

Universidades federais plantam maconha com aval da Justiça para estudos inéditos no Brasil

Após lançar marca própria, Jay-Z será diretor de nova empresa de maconha nos EUA

 

A habitação fica dentro da propriedade Margent Farm, fazenda que desenvolve bioplásticos com cânhamo e linho e pratica métodos agrícolas regenerativos. De acordo com informações do estúdio e da fazenda, a casa foi construída sobre a pegada de um celeiro pré-existente utilizando principalmente cânhamo da primeira colheita do local.

Os painéis utilizados na construção são preenchidos com cânhamo cultivado em 8 hectares da fazenda, os quais foram deixados expostos no interior da residência, possibilitando a criação de ambientes texturizados e quentes.

Cânhamo que preenche painéis foi cultivado na própria fazenda em que a casa foi construída (Foto: Divulgação/Practice Architecture/Oskar Proctor)

 

Segundo o site da Margent Farm, “o cânhamo captura carbono à medida que cresce, absorvendo e convertendo em biomassa enquanto libera oxigênio, que auxilia na reposição da atmosfera”.

Ao todo, a Flat House possui três quartos e amplas áreas comuns, como sala e cozinha, sendo alimentada por energia eólica, solar e uma caldeira de biomassa.

Detalhe do painel de cânhamo de um dos quartos da residência (Foto: Divulgação/Practice Architecture/Oskar Proctor)

 

saiba mais

Projeto de lei propõe legalizar cultivo de maconha para uso medicinal e industrial no Brasil

Ex-estrela da NBA abrirá loja para vender maconha com direito a mural para atrair fãs

 

Além de ser utilizada na construção, a fibra da planta de cannabis também vem ganhando espaço em outros mercados, como a fabricação de roupas, calçados e máscaras pela indústria têxtil até a produção de carnes vegetais.
Source: Rural

Leave a Reply