Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

O relatório alemão Fleischatlas 2021 (Atlas da carne 2021, em português) indica que 63% das áreas desmatadas na Amazônia servem de pasto para gado e, por isso, sugere que a carne bovina é um fator que impulsiona o desmatamento no Brasil.

Produzido pela Fundação Heinrich-Böll, pela organização ambientalista Bund e também pela edição alemã do jornal francês Le Monde Diplomatique, o estudo aponta que 50% dos produtos agrícolas enviados à União Europeia fornecidos pelo Brasil são resultado de desmatamento, principalmente carne bovina, café e soja.

saiba mais

Alertas de desmatamento e degradação na Amazônia somam 28,9 mil km² em 2020

31% da área queimada no Brasil em 2019 foi destinada para uso da agropecuária

 

 

A oleaginosa, inclusive, é vista como “vilã” pelo relatório, de acordo com site de notícias alemão DW, pois “o aumento do consumo mundial de carne faz com que a procura por ração dispare no mercado”.

O Atlas também faz uma crítica à Moratória da Soja na Amazônia, citando que, apesar de ter a intenção de proteger o bioma, transferiu a prática de desmatamento para o Cerrado. E ainda afirma que que imagens de satélite mostram que muitas queimadas ocorrem nos entornos de fábricas de carne e armazéns de soja.

saiba mais

China lançará sistema nacional de comércio de emissões de carbono em Xangai

 

"Isso é apoiado pela política do presidente Jair Bolsonaro, que está continuamente relaxando as regras para proteção ambiental", ressalta o texto, segundo o site DW.
Source: Rural

Leave a Reply