Skip to main content

(Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)

 

Os importadores e processadores de carne da China pediram aos exportadores em países com surtos de Covid-19 que intensifiquem as verificações nos embarques antes de os carregamentos serem enviados ao maior mercado do mundo, disse o principal grupo industrial do país.

"A China tem importado uma grande quantidade de carnes este ano e detectou vírus nas embalagens de produtos da cadeia de frio muitas vezes, mesmo com muita desinfecção sendo feita internamente", disse Gao Guan, porta-voz da China Meat Association, por telefone.

saiba mais

China detecta Covid-19 em novo lote de carne bovina do Brasil

 

"Deveria ser melhor lidar com isso (controle de vírus) nas origens exportadoras de carnes, e fazer a desinfecção nas unidades de produção", pois o custo seria menor e a eficiência maior, acrescentou Gao.

A China acelerou a desinfecção e os testes de vírus em alimentos congelados depois que encontrou o coronavírus em produtos e embalagens importados, inclusive vindo do Brasil. As medidas aumentaram os custos, interromperam o comércio e irritaram os principais exportadores.

saiba mais

Frigoríficos brasileiros querem igualdade de tratamento nas exportações para China

 

O órgão da indústria sugeriu que os exportadores dos países atingidos pela Covid-19 deveriam desinfetar a embalagem externa dos produtos e a parte interna dos contêineres antes de lacrar os produtos de exportação, disse um comunicado publicado na conta oficial da associação no WeChat no fim de semana.

A iniciativa foi proposta para "garantir a segurança dos alimentos importados da cadeia de frio e aumentar a confiança dos consumidores nos produtos importados da cadeia de frio", afirmou o comunicado.

saiba mais

Indústria quer retomar volume de vendas após Filipinas tirar veto ao frango por Covid-19

 

A proposta surgiu depois que alguns grandes exportadores, incluindo JBS no Brasil, começaram a tomar medidas, incluindo ampla desinfecção de produtos e locais de armazenamento, para abastecer a China com produtos seguros, relatou Gao.

Os casos relatados mostraram que o contato com embalagens contaminadas com coronavírus poderia levar à infecção humana, disse a associação chinesa. A Organização Mundial de Saúde afirmou que o risco de contrair Covid-19 em alimentos congelados é baixo.

saiba mais

China reabilita importações de carne suína de frigorífico da BRF em Lajeado (RS)

 

As autoridades chinesas repetiram que esse risco era baixo, mas que ainda havia um risco. "O vírus é novo. Ainda estamos acumulando experiência ao lutar contra ele", disse Gao. "Devemos nos reunir e discutir como usar a maneira mais científica, eficiente e de baixo custo para garantir a saúde pública e o comércio ao mesmo tempo", acrescentou.
Source: Rural

Leave a Reply