Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (16/12) no site da Revista Globo Rural.

Preço das hortaliças sobe

 (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

As hortaliças tiveram alta de preços em novembro, com exceção do tomate. A avaliação faz parte do 12º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (16/12).

A pesquisa da Conab considera as cinco hortaliças (batata, cenoura, cebola, tomate e alface) com maior representatividade na comercialização nas principais Ceasas do país e que registram maior destaque no cálculo do índice de inflação oficial (IPCA).

Reconhecimento internacional

(Foto: Divulgação)

 

A empresária Amanda Pinto, founder e head do business do N.Ovo, a spin-off foodtech do Grupo Mantiqueira focada em alimentos plant-based, foi reconhecida como inventora do ano e entrou na lista dos 35 principais inovadores da América Latina com menos de 35 anos.

O prêmio anual é concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Liquidação da estatal 'chip do boi'

(Foto: Alan Santos/PR)

 

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta quarta-feira (16/12) que autoriza a liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa que ficou conhecida como estatal do "chip do boi".

A dissolução da empresa havia sido aprovada em junho pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), colegiado formado por ministérios e bancos públicos, além da Presidência da República, mas dependia do decreto do presidente.

Compra de propriedades rurais por estrangeiros

 (Foto: Senado/Divulgação)

 

O Senado aprovou projeto de lei que facilita compra, posse e arrendamento de propriedades rurais no Brasil por pessoas físicas ou empresas estrangeiras. Após entrar na pauta de forma inesperada, proposta recebeu aval dos senadores e agora segue para análise da Câmara dos Deputados. 

Desigualdade racial na produção

 (Foto: Getty Images)

 

A desigualdade racial ainda está presente na produção agropecuária brasileira. Os brancos são maioria entre os proprietários de grandes estabelecimentos rurais, enquanto os negros predominam entre os pequenos produtores.

Nos estabelecimentos de mais de 10 mil hectares, oito em cada dez proprietários são brancos. Os dados são da segunda edição do Atlas do Espaço Rural Brasileiro, publicado  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Exportações brasileiras de soja

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As exportações brasileiras deverão crescer 13,7% em 2021 na comparação com 2020, para 237,3 bilhões de dólares, com as vendas externas do país ficando mais dependentes de produtos como soja, petróleo e minério de ferro, previu nesta quarta-feira (16/12) a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). 

Soja de áreas desmatadas do Cerrado

(Foto: Conab/Divulgação)

 

Um grupo de empresas internacionais que inclui Tesco, Walmart, Unilever e McDonald's pediu que grandes tradings de commodities parem de trabalhar com soja associada ao desmatamento do Cerrado brasileiro.

O grupo de 163 companhias oficializou solicitação para que, após 2020, não se trabalhe mais com soja associada direta ou indiretamente a crimes ambientais. 

Árvores para evitar doenças

(Foto: Cristiano Borges)

 

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) contribui com a redução de doenças de plantas nas lavouras de grãos, tanto nas raízes quanto na parte aérea das plantas. 

A conclusão é de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conduzidas em um experimento de longa duração do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Fim de cota do etanol

 (Foto: Globo Rural)

 

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) disse que não espera que os Estados Unidos promovam retaliações após o governo brasileiro não renovar uma cota para importações de etanol livres de tarifas, que era utilizada quase que inteiramente por produtores norte-americanos. A cota livre de tarifas, de 187,5 milhões de litros de etanol, expirou na segunda-feira.
Source: Rural

Leave a Reply