Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (9/12) no site da Revista Globo Rural.

Diálogo com ambientalistas

 (Foto: Divulgação/FPA)

 

Independente de quem venha a assumir o comando do Congresso Nacional em 2021, a Frente Parlamentar Agropecuária pretende colocar suas pautas prioritárias em discussão, como licenciamento ambiental, defensivos agrícolas e regularização fundiária. Foi o que afirmou o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), presidente eleido da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em entrevista à Globo Rural.

Queda no consumo da carne

 (Foto: Getty Images )

 

Embora 50% dos brasileiros tenham reduzido o consumo de carne nos último 12 meses, como apontou a pesquisa coordenada pelo The Good Food Institute (GFI) junto ao Ibope divulgada nesta semana, a proteína animal manteve-se no prato de 99% dos entrevistados. O setor investe para atender exigências do consumidor que diminuiu, mas não eliminou proteína animal do prato. Para especialistas, alternativas vegetais ainda são um nicho

Exportação de café

(Foto: Reprodução/Pixabay)

 

O Brasil exportou 4,3 milhões de sacas de café em novembro deste ano, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído, o que representa aumento de 32,2% em comparação com igual mês de 2019 (3,282 milhões de sacas) e novo recorde para o mês, além do segundo maior embarque mensal deste ano. O levantamento é do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), divulgado nesta quarta-feira (8/12).

Portos do Paraná

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

Os Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram de janeiro a novembro 53,561 milhões de toneladas, 9% mais que em igual período de 2019. No acumulado do ano, 58% das operações foram no sentido de exportação, ou 34,45 milhões de toneladas, 11% mais que nos 11 meses de 2019.

Distribuição do lucro da Coamo

(Foto: Divulgação Coamo)

 

As unidades da Coamo Agroindustrial Cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul começaram a distribuir nesta quarta-feira (9/12) R$ 139,7 milhões a seus 29,4 mil cooperados, de acordo com a movimentação de cada um na cooperativa. Restante será pago após assembleia geral, prevista para fevereiro. Total distribuído referente a 2019 foi de R$ 361,6 milhões

Estoques de grãos

(Foto: Joana Colussi/Globo Rural)

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deve reduzir nesta quinta-feira suas estimativas para estoques domésticos de soja, milho e trigo, de acordo com analistas consultados pelo Wall Street Journal. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, o USDA deve estimar os estoques de soja nos EUA ao fim da temporada 2020/21 em 165 milhões de bushels (4,49 milhões de toneladas), ante 190 milhões de bushels (5,17 milhões de toneladas) projetados no relatório de novembro, disseram os analistas.

Pesquisas para controle biológico

Gafanhotos no RS (Foto: Site Santo Augusto Urgente)

 

As infestações de gafanhotos que ameaçam lavouras e vegetação nativa na região Sul do Brasil preocupam produtores que nem sempre contam com produtos registrados para o combate aos insetos. Esses eventos também acenam para as empresas desenvolvedoras de produtos biológicos, que buscam podem ser utilizados no controle de populações de gafanhotos sem prejuízo ao meio ambiente e de maneira mais eficiente. 

Incidência de gafanhotos no RS 

(Foto: Site Santo Augusto Urgente)

 

Subiu para dez o número de municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul com ataques de gafanhotos. Braga, Nova Ramada e Redentora se juntam aos municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapeta, Coronel Bicaco, Campo Novo, Bom Progresso e São Martinho, onde já haviam sido identificados focos dos insetos. Nessas dez cidades, foram identificados 32 pontos de incidência de gafanhotos.

Rotas Gastronômicas

(Foto: Gov. de SP)

 

O governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (9/12), na cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, interior paulista, o Programa Rotas Gastronômicas, um projeto que reúne os setores de gastronomia, turismo e agricultura. O objetivo é integrar esses três segmentos para desenvolver, principalmente, os pequenos produtores rurais das regiões que fazem parte do programa.
Source: Rural

Leave a Reply