Skip to main content

No sul do Brasil, a tendência é de tempo seco, sem previsão de chuva, a não ser na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (Foto: Getty Images)

 

A segunda-feira (7/12) deve ser marcada por chuvas irregulares em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, oeste da Bahia, sul do Piauí e leste do Tocantins. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, na terça-feira (8/12), há possibilidade de chuvas generalizadas sobre as regiões norte de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Dificilmente terão chuvas regulares sobre o Mato Grosso, principalmente na região do Parecis, Médio-Norte e Rondônia. "Essas três grandes regiões deverão ter tempo seco no início de semana e isso poderá agravar ainda mais as condições de desenvolvimento das lavouras de soja que já acusam perdas significativas" alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Dezembro deve ser de chuvas regulares e maior frequência de frentes frias no Brasil

Venda antecipada de soja chegou a 56,5%, diz Safras e Mercado

 

No sul do Brasil, a tendência é de tempo seco, sem previsão de chuva, a não ser na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Rural Clima informa que a frente fria deverá estacionar sobre a região sudeste e com isso, formar um corredor de umidade sobre a região central do país.

"Bem provável que a partir de quarta-feira (9/12), essas áreas de instabilidade ganhem mais força e ocorra chuvas generalizadas, porém ainda não em grandes volumes nas regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e boa parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)". No entanto, regiões como oeste da Bahia e sul do Piauí, ainda manterão uma condição de pouquíssimas chuvas nesta semana.

No Rio Grande do Sul, a tendência é de retorno de chuva no final de semana com o avanço de uma nova frente fria. "Se por um lado, a semana começa com tempo seco e pouca possibilidade de chuva nas regiões produtoras, já no final de semana, a condição muda e volta a chover sobre grande parte do sul, mantendo uma condição bastante favorável para o desenvolvimento das lavouras de soja que estão em fase inicial", informa Santos.

O agrometeorologista afirma ainda que as lavouras de café e cana-de-açúcar no Centro-Sul serão beneficiadas por esse tempo mais úmido na segunda semana de dezembro, e muito provavelmente a próxima semana seja de chuvas regulares.
Source: Rural

Leave a Reply