Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (30/11) no site da Globo Rural.

Desmatamento na Amazônia cresce

 (Foto: Getty Images)

 

A taxa de desmatamento na Amazônia em 2020 chegou a 11.088 quilômetros quadrados e atingiu o maior valor desde 2008. A alta é de 9,5% em relação ao ano passado, segundo dados preliminares do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Brasil está 180% acima da meta para 2020 da Política Nacional sobre Mudança do Clima, segundo dados do Inpe. 

Agrishow novamente adiada

(Foto: Divulgação)

 

A organização da Agrishow adiou novamente a data de realização da feira em 2021, que estava prevista para abril. A nova data será entre 21 e 25 de junho. A mudança já foi comunicada aos expositores. O motivo é realizar a feira após o anúncio dos recursos para o Plano Safra 2021/22.

Plantio da soja avança

 (Foto: Arquivo AEN)

 

O plantio da safra de soja 2020/21 subiu 6 pontos percentuais na semana passada, alcançando 87% da área estimada para o Brasil na quinta-feira (26/11), em comparação com 81% uma semana antes e com os mesmos 87% no mesmo período do ano passado.

Chuvas abaixo do esperado em novembro

 (Foto: Getty Images)

 

Novembro chega ao fim com chuvas muito abaixo da média em praticamente todo Brasil. Porém, a expectativa é que dezembro seja diferente dos últimos 60 dias.

Segundo boletim agroclimático da Rural Clima, nesta segunda-feira (30/11), áreas de instabilidade já se formam sobre regiões produtoras do Paraguai, oeste e sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde choveu bem no final de semana. Confira a previsão nas regiões produtoras. 

China reabilita frigorífico de carne suína

(Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (30/11) a reabilitação da unidade da BRF em Lajeado (RS) para exportar carne suína para o país. A unidade havia sido suspensa em julho por problemas relacionados à Covid-19. 

Covid-19 nos empregos do agro

 (Foto: Editora Globo)

 

O impacto da Covid-19 sobre o número de pessoas ocupadas na agropecuária passou, pelo menos por hora. A conclusão é de estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com base no dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad) no trimestre encerrado em setembro.

Cooperativas aumentam crédito rural

 (Foto: Ricardo Benichio)

 

Nos primeiros quatro meses da Safra 2020/2021 (entre julho e outubro), o volume contratado em crédito rural no Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) somou R$ 6,4 bilhões. O valor foi 36,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano safra anterior, quando R$ 4,7 bilhões foram concedidos em crédito pela instituição.

Temporada de furacões bate recorde

 (Foto: Departamento de Agricultura de Iowa/Divulgação)

 

A temporada de furacões de 2020, que se encerra oficialmente nesta segunda-feira (30/11), bateu números históricos, superando 2005, quando mais fenômenos naturais desse tipo foram observados desde que se tem registro. Neste ano, foram 30 tempestades formadas ao longo da bacia do Atlântico. 

Preservação genética do caju

(Foto: Ministério da Agricultura)

 

Estudos feitos por Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Recursos Genéticos com sementes de caju guardadas há 20 anos revelaram a possibilidade de preservar o patrimônio genético do cajueiro em longo prazo. Nos testes, o índice de germinação foi de 90%.
Source: Rural

Leave a Reply