Skip to main content

(Foto: Gabriel Zapella/Arquivo Pessoal)

 

Análise parcial feita pelo Ministério da Agricultura aponta que 47% das 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas enviadas pelos Correios apresentavam risco fitossanitário para o Brasil.

Segundo o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, parte das amostras contém mais de uma praga em seu conteúdo.

saiba mais

Após Amazonas notificar casos, todos os Estados já receberam sementes ilegais

 

Uma das amostras continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. A espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil e pode ter impacto econômico negativo.

Em outras quatro amostras, foram identificadas uma espécie quarentenária ausente – Descurainia sophia – considerada planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália.

saiba mais

China se dispõe a cooperar com investigações sobre sementes desconhecidas enviadas ao Brasil

 

Outras 15 amostras continham gêneros que tem espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta, Brassica, Chenopodium, Amaranthus e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium e Bipolaris.

“Após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, coloca em risco a agricultura brasileira”, ressalta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

saiba mais

RJ confirma recebimento de 25 pacotes de sementes desconhecidas vindas da China

 

Orientações

Diante das análises, o Ministério da Agricultura mantém o alerta aos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos Correios de pacotes de sementes não solicitadas. 

Quem receber sementes provenientes do exterior deve entregar o material para uma das unidades do Ministério da Agricultura em seu Estado ou no órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. 

A orientação também vale para quem recebeu e plantou as sementes. Neste caso, a orientação é entrar em contato com o Ministério da Agricultura ou órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material.
Source: Rural

Leave a Reply