Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A adoção de painéis que captam a energia solar gerou uma economia de R$ 26,5 mil por mês em uma fazenda que produz leite e café em Oliveira (MG). Ao longo de um mês, o sistema resultou na produção de 48.180 KWH.

Proprietário da Laticínio Curral de Minas, Ramiz Ribeiro, diz que a energia era um dos principais gastos da propriedade e, diante dos resultados, a tendência é que o sistema seja expandido em breve devido ao aumento da produção de leite no local.

saiba mais

Grupo de pecuária sustentável atualiza guia ambiental para setor produtivo

 

Uma das vantagens é que a estrutura para geração de energia solar demanda baixa manutenção e tem vida útil média de 25 anos.

“Isso significa que o investimento retorna em forma de economia na conta de energia. O retorno, no caso de uma conta de energia comum, se dá em três a cinco anos” explica Alexandre Arcanjo, diretor da SolarVolt Energia, que desenvolveu o projeto para o laticínio.

saiba mais

Brasil tem condições para apostar em produção de soja de baixo carbono, diz Embrapa

 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é responsável por 8,7% da potência de geração distribuída da fonte no país.

Os investimentos desse setor na tecnologia já passaram de R$ 1,2 bilhão desde 2012. Os maiores produtores ficam em Minas Gerais, com 19,9%, seguidos de Rio Grande do Sul e São Paulo, com 12,5% cada.
Source: Rural

Leave a Reply