Skip to main content

Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve avanço de 3,8% (Foto: GCom/Divulgação)

 

O abate de bovinos no Brasil no terceiro trimestre de 2020 registrou queda de 10,8% na comparação com igual período do ano passado, segundo dados parciais da pesquisa trimestral de abates divulgada nesta quinta-feira (12/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o trimestre anterior, o volume representa um avanço de 3,8%.

Em relação à produção registrada de julho a agosto deste ano, o IBGE aponta que os abates do período geraram 2,02 milhão de toneladas de carcaças bovina, o que representa uma redução de 8% ante igual período do ano passado e avanço de 7,6% ante o trimestre anterior, de maio a junho deste ano. O instituto considera unidades de abate inspecionadas pelos serviços sanitários municipais, Estaduais e Federal.

saiba mais

Oferta restrita e mercado externo mantêm impulso sobre preço do boi

Gado no Pantanal: saiba como o animal chegou ao bioma e por que tirá-lo pode ser um problema

 

Em suínos, por outro lado, o IBGE apontou alta de 7% nos abates no último trimestre na comparação com o mesmo período de 2019, com 12,57 milhões de cabeça. Na comparação com o trimestre anterior, o volume representou avanço de 3,8%, gerando a produção de 1,16 milhão de toneladas em carcaças – aumentos de 9,4% em relação ao terceiro trimestre de 2019 e de 4,8% em comparação com o segundo trimestre deste ano.

Para aves, o IBGE aponta o abate de 1,50 bilhão de cabeças de frango entre julho e setembro deste ano com a produção de 3,45 milhões de toneladas de carcaças. O volume representa aumento de 1,8% nos abates na comparação anual, subindo para 6,2% na comparação trimestral. Na produção, o resultado ficou 0,3% acima do observado no ano passado e registrou crescimento de 7,1% ante o trimestre anterior.
Source: Rural

Leave a Reply