Skip to main content

"De uma certa forma, há previsão de chuva quase que diária no Brasil durante a semana, porém, de forma irregular". (Foto: Thinkstock)

 

A frente fria que passou pelo Brasil no fim de semana provocou chuvas irregulares e, em muitas áreas, o volume foi baixo para ajudar no avanço dplantio de soja. "Estamos no fim do mês de outubro e as chuvas ainda não se regularizaram de fato no Brasil", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Mas há motivos para se animar. A segunda-feira (26/10) amanheceu no sul do Brasil com tempo fechado e chuva no rio Grande do Sul, que deve avançar às áreas produtoras do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e oeste de São Paulo", diz o agrometeorologista. 

Essas áreas de instabilidade, associadas a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, também deixarão o tempo instável sobre a região central do país neste início de semana e, por isso, há possibilidade de novas pancadas de chuva durante esta segunda-feira.

saiba mais

Ciclone pode causar tempestade e alagamento em vários pontos do país

Inmet lança aplicativo com informações meteorológicas para o setor agrícola

 

"Os modelos sinalizam que esse sistema avançará e deixará o tempo instável sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde já voltou a chover", afirma Santos. Em contrapartida, a partir de terça-feira (27), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai e até mesmo São Paulo voltam a enfrentar clima seco.

"De uma certa forma, há previsão de chuva quase que diária no Brasil durante a semana, porém, de forma irregular. Em nenhum momento mostra-se possibilidade de chuva generalizada em todo país", finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply