Skip to main content

(Foto: Divulgação/CP)

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta segunda-feira (26/10) a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desvia cargas de grãos, principalmente soja. A ofensiva se concentra em Guaporé (RS), Nova Araçá (RS), Getúlio Vargas (RS), Iraí (RS), Xaxim (SC) e Xanxerê (SC).

Oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva foram deferidos pela Justiça. Pelo menos três prisões já foram feitas, uma em Getúlio Vargas (RS) e duas em Santa Catarina.

saiba mais

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

 

Durante a investigação, realizada pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul, verificou-se que a forma de agir dos criminosos seguia um padrão.

Eles faziam carregamentos de soja e os desviavam durante o percurso. Então, trocavam a nota fiscal original por uma inidônea de produtor rural (NPR), repassando ao receptador final, que já estava previamente acertado com a organização criminosa.

saiba mais

Plantio da safra brasileira de soja avança de 8% para 23% em uma semana

 

Segundo a Polícia Civil, os investigados estariam envolvidos em pelo menos 11 furtos entre março e setembro de 2020, quase todos no Rio Grande do Sul, embora dois crimes tenham sido praticados em Santa Catarina e Paraná, com prejuízos avaliados em cerca de R$ 1 milhão.

De acordo com o delegado Alexandre Luiz Fleck, é possível que os criminosos tenham praticado mais crimes em outros Estados. Ele ressalta que os fatos seguirão sendo apurados com a troca de informações entre as Polícias Judiciárias.
Source: Rural

Leave a Reply