Skip to main content

(Foto: Twitter/Reprodução)

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recebeu nesta quinta-feira (22/10) uma honraria por “serviços meritórios e virtudes cívicas”. Em cerimônia no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, ele foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.

“Tive a honra de receber das mãos do Pres. @jairbolsonaro a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco”, postou Salles, em seu perfil no Twitter, com uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que fez a entrega da homenagem ao ministro.

(Foto: Twitter/Reprodução)

 

saiba mais

Ibama investiu só 47% do previsto para combater incêndios e desmatamento

Especialistas criticam falta de transparência do governo em programas de pagamento por serviços ambientais

 

A condecoração ocorreu no mesmo dia em que o o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, retirou as brigadas de combate a incêndios da ativa por falta de verba no orçamento. Em 2020,  incêndios florestais em importantes biomas brasileiros, como Amazônia e Pantanal, atingiram níveis históricos. 

Além disso, a homenagem a Salles foi realizada em meio a polêmicas e críticas de ambientalistas, ONGs e uma ala do agronegócio sobre a sua gestão à frente do ministério.

Entre as ações contestadas, estão a punição a crimes ambientais, a prevenção a queimadas na Amazônia e no Pantanal e a sugestão, durante reunião ministerial em 22 de abril, de "passar a boiada" enquanto a atenção da mídia estaria voltada à cobertura da pandemia de Covid-19.

saiba mais

Pantanal tem cinco vezes mais focos de incêndio em outubro do que no ano passado

Amazônia perdeu 44 milhões de hectares de área nativa nos últimos 34 anos

 

 

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Ordem de Rio Branco foi criada em 1963, “com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”. O nome é uma homenagem ao Barão do Rio Branco, considerado o patrono da diplomacia brasileira.

Ainda conforme o Itamaraty, além do grau de Grã-Cruz, o mais elevado, há os de Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A Ordem é dividida em um quadro ordinário, reservado aos diplomatas brasileiros da ativa, e um suplementar, destinado a diplomatas aposentados e demais pessoas brasileiras ou estrangeiras.

saiba mais

Conceito do “boi bombeiro” está sendo distorcido, diz pesquisador que criou o termo

Campanha contra crimes ambientais que critica governo Bolsonaro irrita agronegócio

 
Source: Rural

Leave a Reply