Skip to main content

Agroindústria apresentou o segundo mês consecutivo de crescimento na comparação interanual (Foto: Divulgação/Caciani Gemmi)

 

As pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FVGAgro) apontam que em agosto deste ano a produção agroindustrial cresceu 0,7% em relação a julho (já considerando os ajustes sazonais) e registrou o quarto mês consecutivo de alta. Segundo os pesquisadores, o crescimento foi impulsionado tanto pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (0,6%) como pelo de Produtos Não-Alimentícios (2,8%).

Eles observam que a agroindústria apresentou o segundo mês consecutivo de crescimento na comparação interanual (agosto/2020 ante agosto/2019), expandindo-se em 0,3%, mantendo a trajetória de recuperação. “Esse crescimento foi puxado exclusivamente pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que registrou crescimento de 6,7%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, contraiu 6,5% – apesar da queda expressiva, ela foi a menor desde março/2020.”

saiba mais

Ipea projeta recuperação no abate de bovinos e alta de 1,9% PIB do Agro em 2020

Agro teve superávit comercial recorde de US$ 68,7 bi até setembro

 

O estudo constatou que mesmo com a expansão em agosto (tanto na comparação interanual, como na mensal), a produção da agroindústria acumula em 2020 uma contração de 3,9% (janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019). Segundo os pesquisadores, se não fosse o desempenho do segmento de Produtos Não-Alimentícios (que acumula uma queda de 11,3%), o setor agroindustrial já estaria operando em campo positivo, uma vez que o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas registrou um crescimento de 2,9% no acumulado de 2020.

De acordo com a pesquisa, os únicos setores que estão com a produção acumulada maior do que a de 2019 são Produtos Alimentícios (5,0% – puxado exclusivamente pela produção de Alimentos de Origem Vegetal); Insumos Agropecuários (2,1%) e Fumo (3,6%). Todos os demais setores e subsetores estão com a produção menor do que a do mesmo período do ano anterior, sendo que os destaques negativos são: Produtos Têxteis (-28,9%) e Borracha (-21,1%).

É importante salientar que apesar da Agroindústria ainda não ter entrado em campo positivo nessa base de comparação, mês após mês, desde maio/2020, ela vem reduzindo suas perdas, tanto por conta da aceleração do crescimento do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, quanto por conta da desaceleração da queda de Produtos Não-Alimentícios. No entanto, não é possível afirmar que o setor terminará o ano em campo positivo ou, ao menos, manterá igual patamar de produção verificado em 2019.

fgv agro (Foto: Divulgação)

 
Source: Rural

Leave a Reply