Skip to main content

A rota do arroz foi o tema da primeira viagem do Caminhos da Safra 2020 (Foto: Fernando Martinho)

 

O Caminhos da Safra já está na estrada novamente. Pela primeira vez acompanhando a rota do arroz, no Rio Grande do Sul, Globo Rural conferiu os desafios logísticos do escoamento do cereal.

Durante cinco dias, eu, Alana Fraga, e o repórter-fotográfico Fernando Martinho percorremos mais de 1,5 mil quilômetros pelo Estado responsável por mais de 70% da produção nacional de arroz.

saiba mais

Desafios do transporte ferroviário são debatidos em live do Caminhos da Safra

5 motivos que fizeram o preço do arroz disparar no Brasil

 

Saindo de Porto Alegre pela BR-290 e cruzando o Estado de leste a oeste, visitamos as fazendas da região que concentram os maiores municípios produtores do país, como Alegrete e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.

Neste período, a safra está sendo plantada em uma área estimada de quase 970 mil hectares, segundo projeção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

saiba mais

Em 2020 Caminhos da Safra completa oito anos de estrada; conheça a série

Falta de chuvas e equilíbrio entre oferta e demanda podem inibir aumento da produção de arroz no RS

 

A alta do dólar motivou muitos produtores a exportar parte de sua produção. Os preços do arroz praticados no mercado nacional neste ano também animaram os agricultores que vendem para as indústrias no país.

Em uma de nossas paradas, visitamos a unidade de beneficiamento de arroz da Camil em Capão do Leão. Lá, são beneficiados cerca de 17 mil quilos de arroz todos os dias. Cerca de 25% da produção da empresa no RS é transportado via cabotagem para outras regiões do país. O transporte de navio chega a ser até 45% mais barato do que o rodoviário.

saiba mais

Desafios e oportunidades dos portos brasileiros é tema do podcast Caminhos da Safra

Arroz importado chegará em novembro ao Brasil, mas preço ao consumidor deve seguir alto

 

 

Por fim, não podíamos deixar de visitar o Porto de Rio Grande, o maior do Estado, e a principal porta de saída e entrada do arroz no Rio Grande do Sul. Lá, encontramos um navio sendo carregado com 17 mil toneladas de arroz que seguiria com destino à Venezuela.

A reportagem completa sobre a rota do arroz e as projeções sobre a safra 2020/2021 do cereal  você confere em novembro no site e na próxima edição da Revista Globo Rural.

Equipe do Caminhos da Safra mostrou os desafios da logística do arroz, que, neste ano, teve forte alta de preços (Foto: Fernando Martinho)

 
Source: Rural

Leave a Reply