Skip to main content

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

A Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), resultado da união de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), classificou como "absurdo" a falta de recursos que o órgão alega para combater e prevenir queimadas e desmatamento.

De acordo com nota publicada no site da Ascema, sem dinheiro não é possível que os profissionais cumpram suas atividades com “condições apropriadas”.

“É mais um absurdo deste governo que não prioriza recursos para prevenção e combate às queimadas, fiscalização ambiental, ciência e tecnologia, saúde, vacinação da Covid-19 e etc. Um governo que rasga dinheiro com o fim do Fundo Amazônia e agora diz que não tem recursos”, aponta a nota.

 

saiba mais

Ibama investiu só 47% do previsto para combater incêndios e desmatamento

 

Ainda em relação ao uso do orçamento, a entidade garante que um mês de Garantia da Lei e da Ordem definida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, equivale a quase um ano da fiscalização do Ibama. “Dois meses de GLO pagariam 1.000 fiscais do Ibama durante um ano”, afirma o comunicado.

A Ascema também se manifestou recentemente sobre a articulação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para fundir o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao Ibama. Quanto a isso, os servidores dizem que a hipótese é “totalmente inoportuna e problemática”.

saiba mais

Ambientalistas afirmam que Ibama tem orçamento e retirada dos fiscais é má gestão

 

“Todas as ações que o governo adotou até o momento vão no sentido de enfraquecer e deslegitimar os órgãos de Meio Ambiente, diminuindo o orçamento e desqualificando as ações dos servidores”. E complementa: “Extinguir o ICMBio é uma proposta de enfraquecimento dos órgãos ambientais e uma tentativa de substituir a execução da política ambiental por militares que não tem tal competência e a prerrogativa”.

A Ascema representa os servidores ativos, inativos e pensionistas da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama (PECMA), incluindo também o ICMBio.
Source: Rural

Leave a Reply