Skip to main content

(Foto: Pixabay)

 

Durante o auge da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, o setor de vinhos atingiu o pico de consumo no Brasil. A média foi de 2,81 litros entre abril e junho, crescimento de 72% na comparação com o primeiro trimestre de 2020, segundo dados da Ideal Consulting.

Se normalmente o vinho sempre foi mais apreciado no frio, agora, com o produto cada vez mais na casa dos brasileiros, a bebida tem ganho espaço na escolha dos consumidores para dias mais quentes e preparo de coquetéis.

Diante disso, Globo Rural entrevistou o sommelier de vinho José Vinícius Chupil, que deu dicas sobre a melhor forma de consumir, armazenar e harmonizar a clássica bebida. Confira!

saiba mais

Empresários de Ribeirão Preto produzem vinho no meio do canavial

 

 

Quais são os vinhos ideais para dias quentes?
O branco, rosée e espumante são vinhos que tem a cara do Brasil. Nossa produção de espumante está cada vez melhor e já rivaliza com grandes vinhos do mundo todo. Para essa época de calor, é opção de bebida alegre e festiva assim como o brasileiro.

O que harmonizar com vinho branco, rosé e espumante?
Como sommelier, vejo a maioria dos alimentos harmonizar mais com o vinho espumante e o branco em relação ao vinho tinto. De uma maneira geral, eles são mais moldáveis aos pratos. Os espumantes e os brancos brasileiros combinam com peixes, frutos do mar, carne de porco e carnes brancas. Os rosés têm um encaixe delicioso com peixes, frutos do mar e comida japonesa.

Qual o melhor vinho para acompanhar o churrasco?
Nesse caso, não são adequados os mais encorpados, como os tintos de médio corpo. A Cabernet Franc é uma uva que está voltando à moda no Brasil. No passado, já foi a uva mais "queridinha" dos produtores do Rio Grande do Sul, porém, foi abandonada porque havia perdido a qualidade por conta de uma doença. Então, produtores jovens já estão apostando de novo na Cabernet Franc.

saiba mais

Pandemia causa prejuízo bilionário para produtores de vinho e azeite na Itália

 

Qual é a temperatura correta de armazenamento?
Pensando na estação, a temperatura de armazenamento dos espumantes e vinhos brancos deve ser por volta de 6ºC e 8ºC. Já os rosés podem ficar dentro de uma temperatura um pouco maior, entre 8ºC e 10ºC, mas ainda sim bem frescos, para beber refrescados.

Como guardar um vinho não terminado?
O ideal é colocar a rolha novamente e guardar na geladeira e você terá pelo menos um ou dois dias para beber esse vinho em boas condições. Se tiver um sistema de vacuo van para tirar o oxigênio e guardar na adega ou geladeira é até melhor.

Pode colocar gelo no vinho?
Não. O ideal é você climatizar a garrafa e não alterar a forma do vinho. O gelo vai diluir aroma, sabores e texturas.

saiba mais

Vinícola recruta cachorro para entregar vinhos a clientes em isolamento na pandemia

 

Qual a diferença entre rolha e tampa de rosca?
Existe um certo preconceito com tampa de rosca. As pessoas costumam achar que por ser tampa, o vinho é de qualidade inferior. Na verdade, o que tem se provado é que o screw cap é tão seguro e benéfico para o vinho quanto a rolha de cortiça.

A rolha é mais formal e clássica. O screw cap é para descomplicar. Da minha parte, acho fantástico. E, além disso, levar um vinho com tampa de rosca para um piquenique, por exemplo, é tão fácil de abrir, tem a cara do verão pela praticidade, tem uma roupagem moderna e até é um estímulo para os mais jovens consumirem vinho.

saiba mais

Sem quarentena, grupo de elefantes fica bêbado após comer vinho de milho na China

 

Para que serve o decanter?
A principal função é a oxigenação. Ele é mais usado para os vinhos jovens que têm um bom potencial de envelhecimento e complexidade para fazer a aeração, a oxigenação. Ele acelera a reação dos compostos voláteis com o oxigênio, e isso faz com que abram os aromas da bebida.

Um segundo uso é para separar os sedimentos sólidos, que através do envelhecimento estão presentes no vinho tinto. De forma vagarosa e lenta, vou verter o líquido para que esses resíduos fiquem no pescoço da garrafa. De certa forma, vou filtrar o vinho. Só não pode ser um vinho muito velho, pois o excesso de oxigênio pode ser prejudicial.

Qual o vinho mais consumido no Brasil?
Acredito que ainda seja o tinto, mas acho que a cara do Brasil é o vinho branco e espumante pelo clima do país. E, aos poucos, está havendo uma conversão. As pessoas estão consumindo mais espumantes não só em horas festivas, mas também durante refeições.
Source: Rural

Leave a Reply