Skip to main content

Tilápia é a espécie de peixe mais cultivada no Brasil (Foto: Shutterstock)

 

A piscicultura avançou 1,7% e totalizou 529,6 mil toneladas em 2019, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira (15/10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal impulso veio do Paraná, que respondeu por 23,9% do total nacional, especialmente no município de Nova Aurora, onde está a maior criação de peixes do país.

“A maior produção foi da espécie tilápia (61,1%), seguido pelo tambaqui (19,1%)”, explica a supervisora da pesquisa Mariana Oliveira. O levantamento não considera informações sobre pesca, ficando restrito a peixes de cultivo.

Camarão

A produção de camarões em cativeiro também cresceu em 2019, de acordo com o IBGE. Foi o segundo ano de crescimento, conforme o instituto. A alta foi de 18,8% em comparação com 2018, totalizando 54,3 mil toneladas.

“A atividade voltou a se recuperar depois do vírus da Mancha Branca, que derrubou a produção nacional entre 2016 e 2017. Antes do vírus, o país chegou a produzir mais de 70 mil toneladas de camarão”, conta Mariana.

Segundo o IBGE, o Nordeste lidera a produção de camarão, com destaque para o Rio Grande do Norte e o Ceará. A região passou a respondeu por 99,6% de todo o camarão comercializado no país.

saiba mais

Governo identificou R$ 133 mi em suspeitas de fraude no seguro-defeso, diz Seif

Abertura de novos mercados faz Brasil mirar protagonismo em peixes de cultivo até 2022

 
Source: Rural

Leave a Reply