Skip to main content

(Foto: Jorge Andrés Paparoni/CCommon)

 

O governo argentino de Alberto Fernández aprovou a variedade transgênica de trigo HB4 desenvolvimento pelas empresas de biotecnologia Bioceres (Argentina) e Florimond Desprez (França). Porém, a comercialização só poderá ser realizada depois que o governo brasileiro autorizar a importação do trigo geneticamente modificado. A medida foi publicada nesta sexta-feira pelo Boletim Oficial, equivalente ao Diário Oficial da União (DOU) no Brasil.

Esta decisão coloca a Argentina como o primeiro país do mundo em autorizar trigo transgênico. Conforme detalhe da resolução publicada, a variedade aprovada possui “tolerância à estiagem e à herbicida glufosinato de amônio”. Nas redes sociais, a decisão foi criticada por usuários e grupos de defesa do meio ambiente alertaram que as consequências de cultivos transgênicos e seus efeitos no consumo humano não foram estudados em profundidade.

saiba mais

Problemas climáticos trazem incerteza sobre aumento de 32,5% na produção de trigo

Colheita estimula venda de trigo no Paraná, mas negócios travam no Rio Grande do Sul

 

A Argentina é o principal fornecedor de trigo ao Brasil. Em 2019, dos 11,3 milhões de toneladas de trigo exportadas pelo país 45% foram destinados ao mercado brasileiro. Por causa da forte estiagem que afeta a Argentina desde maio, em várias áreas produtoras, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu suas projeções para a safra 2020/21 de trigo de 21 milhões de toneladas para 17,5 milhões de toneladas. Segundo nota da Bioceres, a tecnologia HB4 é a única do mundo com tolerância à seca.

A decisão de Fernández ocorre logo depois da aprovação da comercialização da tecnologia HB4 na soja, que também foi aprovada por Estados Unidos, Brasil e Paraguai, países líderes na produção da oleaginosa com cerca de 80% de participação da produção mundial. O processo de aprovação do trigo HB4 já foi iniciado nos EUA, Uruguai, Paraguai e Bolívia.  A Bioceres informou que também apresentará a proposta na Austrália e Rússia e países da África e Ásia.
Source: Rural

Leave a Reply