Skip to main content

 (Foto: Laura de Paula/Aprosoja-GO)

 

 

 

 

O levantamento realizado pela consultoria AgRural constatou que até a última quinta-feira (1) os produtores brasileiros semearam apenas 1,6% da área de soja prevista para a safra 2020/2021. O avanço foi apenas 0,7 pontos percentuais.

O ritmo dos trabalhos está atrasado em relação aos 3,1% registrados no final de setembro do ano passado e dos 4,5% da média para o período nos últimos cinco anos.

Os analistas da AgRural observam que setembro terminou marcado por chuvas irregulares e temperaturas muito altas, uma combinação que não favoreceu o avanço do plantio da soja.

Segundo eles, embora Paraná e Mato Grosso – que normalmente dão a largada no plantio brasileiro – tenham recebido algumas pancadas de chuva, os volumes foram pequenos e localizados, ficando longe do ideal para os trabalhos ganharem ritmo.

No Paraná, onde as precipitações foram ligeiramente mais significativas, o plantio evoluiu um pouco melhor, mas ainda assim há atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos.

Em Mato Grosso, que também está atrasado, produtores que plantam algodão na segunda safra, e que por isso contam com janela mais curta do que aqueles que cultivam milho na safrinha, avançaram com a semeadura da soja “no pó”, isto é, mesmo sem umidade. A maioria, porém, tem preferido esperar. O problema é que os mapas de previsão continuam mostrando tempo quente e seco na primeira quinzena de outubro, dizem os analistas.
 
Milho
A AgRural estima que 31% da área de milho de primeira safra, o chamado “milho verão”, estava plantada até quinta-feira (01) no Centro-Sul do Brasil. O número representa avanço de cinco pontos sobre os 26% de uma semana antes, está em linha com a média de cinco anos, mas é inferior aos 38% do mesmo período do ano passado.

Os analistas comentam que as chuvas nos estados do Sul, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, favoreceram o avanço dos trabalhos, “mas maiores volumes seriam bem-vindos nos três estados da região e principalmente no norte do Rio Grande do Sul”.
Source: Rural

Leave a Reply