Skip to main content

(Foto: Sérgio Ranalli/Editora Globo)

 

O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais. Agora, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados. A proposta altera o Código Florestal, de 2012, que estabelece normas para proteção da vegetação nativa em áreas de preservação. 

O texto determina que os planos de contingência para o combate aos incêndios florestais dos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) conterão diretrizes para o uso da aviação agrícola no combate a incêndios em campos ou florestas.

saiba mais

Empresas de aviação agrícola oferecem ajuda no combate a incêndios florestais

 

Segundo o projeto, os aviões agrícolas utilizados para combate a incêndios deverão atender às normas técnicas definidas pelas autoridades competentes. Além disso, deverão ser pilotadas por profissionais devidamente qualificados.

Relator do projeto, o senador Diego Tavares (PP-PB) destacou o momento pelo qual passa o Pantanal, com vários incêndios devastando a flora e a fauna. “A rapidez com que o fogo tem se alastrado no país exige do Congresso agilidade na proposição de iniciativas”, destacou.

saiba mais

Frota de aviação agrícola do Brasil deve crescer 3% em 2020, prevê Sindag

 

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT), autor da iniciativa, disse que o projeto traz economia aos cofres públicos, já que não será necessário comprar aviões, contratar pilotos e arcar com custos de manutenção das aeronaves e treinamentos – apesar de frisar que o poder público precisará terceirizar plantões e horas de voo, e somente nos meses em que ocorrem os incêndios.
Source: Rural

Leave a Reply