Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O presidente Jair Bolsonaro classificou como bem-vinda a notícia de que o governo dos Estados Unidos liberou uma cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar do Brasil, a ser exportada pelos produtores do Nordeste. Ele reconheceu que, para a balança comercial, o número é pouco representativo, mas a decisão é um sinal do bom relacionamento com os americanos para melhorar o ambiente de negócios.

Bolsonaro fez a afirmação durante a transmissão semanal ao vivo pela internet, na quinta-feira (24/9). Destacou que o consumo de etanol caiu por conta da pandemia e o Brasil tem pela frente o que chamou de “supersafra” de cana-de-açúcar. Sendo assim, se as usinas não produzirem o combustível, fabricarão a commodity.

saiba mais

Venda por usinas do Centro-Sul sobe 0,29% na quinzena, diz Unica

Brasil terá cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar nos EUA

 

“Se não faz etanol, faz açúcar. E, obviamente, essas 80 mil toneladas que vão importar será exclusivamente da região Nordeste. Para a balança comercial, representa muito pouco, mas é um sinal para aqueles que nos criticam de que temos, sim, um bom relacionamento com os Estados Unidos”, disse o presidente.

Anunciada nesta semana, a cota adicional de açúcar foi uma contrapartida do governo de Donald Trump à renovação de uma cota de importação de etanol americano livre de tarifas por parte do Brasil. Nas redes sociais, Bolsonaro classificou a decisão como o primeiro resultado das negociações bilaterais relacionadas ao setor sucroenergético. Com isso, a cota total de açúcar do Brasil passou de 230 mil para 310 mil toneladas.

"Verdadeiramente sustentável"

Participando da transmissão ao vivo ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o carro híbrido brasileiro, movido a etanol e energia elétrica, é o carro “verdadeiramente sustentável”. Ele ressaltou que o veículo elétrico usado em outros países não tem bateria reciclável e a energia elétrica que os abastece provêm de termelétricas a carvão.

Salles disse ainda que o Brasil não é o vilão das discussões sobre emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. “Essa discussão é culpa dos países desenvolvidos, que, durante a revolução industrial, cortaram floresta, usaram madeira, continuaram queimando combustível fóssil enquanto nossa energia é limpa.”
Source: Rural

Leave a Reply