Skip to main content

(Foto: Michele Ursino/CCommons)

 

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (25/9) a suspensão das importações de peixe da empresa brasileira Monteiro Industrial de Pescados, sediada em Itarema (CE), depois que um lote de peixe espada congelado enviado ao país testou positivo para Covid-19. O embargo passsa a valer a partir deste sábado (26/9).

Desde 15 de setembro, os chineses têm adotado a suspensão automática de uma semana a empresas que apresentem lotes contaminados por uma ou duas vezes. Segundo a GACC, as medidas visam “evitar que a nova epidemia de coronavírus importe riscos por meio de alimentos importados”. Nos casos em que houver teste positivo em mais de três situações, a suspensão será de quatro semanas e será retomada automaticamente após esse período.

 

saiba mais

Após seis meses de pandemia, frigoríficos ainda resistem a adotar medidas de proteção

 

A Monteiro Industrial Pescados é a primeira empresa do setor de a ter suas exportações suspensas para a China. Ela ainda não se manifestou sobre o caso. Globo Rural entrou em contato com a empresa por telefone, mas ninguém atendeu.

Desde o início da pandemia, oito frigoríficos brasileiros foram alvos de suspensões, incluindo unidades de grandes exportadores, como JBS e BRF. Até agora, apenas uma empresa, o frigorífico matogrossense Agra, de Rondonópolis (MT), foi reautorizada a vender para o país.

saiba mais

China suspenderá importação de frigoríficos se carga testar positivo para Covid-19

 

Abipesca confirma suspensão

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), Eduardo Lobo, confirmou a suspensão da unidade de beneficiamento de pescados cearense e revelou surpresa com a notificação.

“Nos pega de surpresa a informação e, até que seja comprovada a veracidade das contraprovas, não temos nem o que fazer”, conta Lobo. Ele explica que o teste positivo foi realizado de forma aleatória e que, a partir de agora, as autoridades chinesas farão novos testes para confirmar a possível contaminação do produto.

O primeiro teste é um indicativo, não é uma comprovação. Agora, eles estão em fase de teste para validar o primeiro resultado. As indústrias do setor de pescados são monitoradas e regidas pelo Sistema de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e todos os protocolos de segurança e sanidade são seguidos de forma extremamente rigorosa. Então, o setor está muito tranquilo quanto à saúde dos alimentos produzidos pelas empresas brasileiras

Eduardo Lobo, presidente da Abipesca

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior reunidos pelo Ministério da Agricultura, as exportações brasileiras de pescados somam 31 mil toneladas no acumulado deste ano até agosto, crescimento de 8,8% ante o registrado em igual período do ano passado. Do total exportado em 2020, a China foi destino de 11,25% dos embarques, com 3,5 mil toneladas – queda de 10,25% ante o observado nos oito primeiros meses de 2019.
Source: Rural

Leave a Reply