Skip to main content

(Foto: Marcelo Curia/Editora Globo)

 

Um estudo da Embrapa Caprinos e Ovinos apontou que a adoção de estratégias de nutrição para raças de ovinos adaptadas ao semiárido pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa gerado por esses animais.

Em um primeiro teste com 64 fêmeas da raça Santa Inês em período de crescimento, a redução na emissão de metano atingiu 57% após diminuir a proporção de alimento volumoso na dieta dos animais. Com outra dieta parecida, a redução da emissão em fêmeas em crescimento da raça Somalis Brasileira chegou a 30%.

saiba mais

Cordeiro é vendido por R$ 2,65 milhões em leilão na Escócia

 

No experimento, a dieta fornecida aos ovinos teve composição com alimentos volumosos (feno de Tifton) e concentrados (milho, farelo e óleo de soja), com variações em diferentes proporções. A melhor resposta em termos de mitigação de gases ocorreu com proporção de 20% de volumoso para 80% de concentrado.

Esse resultado indica que a utilização de dietas com maior produção de ingredientes concentrados em nutrientes solúveis (grãos, tortas, farelos, óleos vegetais) pode representar importante alternativa mitigadora de gases de efeito estufa, como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), para ovinos de grupos genéticos localmente adaptados ao semiárido.

saiba mais

Brasil chega a 100 frigoríficos com ajustamento de conduta por causa da Covid-19

 

“O metano é um produto oriundo da fermentação ruminal. Quando é ofertada uma dieta com maior proporção de forragem, ocorre maior produção desse gás. Ao reduzirmos a proporção de volumoso e aumentarmos a proporção de alimentos concentrados de rápida fermentação, a emissão de metano por animal é menor, consequentemente, por ciclo produtivo. Outra vantagem é que o animal pode ser terminado mais rapidamente, aumentando o giro na propriedade”, afirma o zootecnista Clésio Costa, que conduziu o experimento na Embrapa.

Pela pesquisa, foi possível reduzir em 15% os teores de nutrientes proteicos e energéticos nas formulações dietéticas em relação aos valores normalmente utilizados nas formulações no Brasil para ovinos em terminação. Isso representa redução de custos quando a estratégia é utilizar dietas de alto concentrado. Esses fatores têm estimulado os estudos que avaliam a composição das dietas e o manejo alimentar com plantas forrageiras que minimizem a produção desses gases.
Source: Rural

Leave a Reply