Skip to main content

Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza (Foto: Divulgação/Paula Martins)

 

Tangerina, mexerica ou ponkan. A fruta é conhecida por diferentes nomes, mas é no município de Cerro Azul, no Paraná, que ela é colhida para se tornar óleo essencial. Cultivada na região do Vale do Ribeira, a casca da tangerina se tornou matéria-prima do produto cosmético por meio de parceria entre a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale) e a empresa de cosméticos Cativa Natureza.

“Já usamos a tangerina vermelha e queríamos ter no nosso portfólio a tangerina verde também. Foi então que pensamos em reaproveitar o raleio na produção do óleo essencial da ponkan para a produção do óleo essencial”, comenta Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza. Desta forma, a parceria consiste na produção e venda dos frutos do raleio das árvores, etapa em que é feita uma classificação e retirada do excesso de frutas produzidas em uma planta.

saiba mais

Licuri vira ingrediente de cosméticos e aumenta renda de famílias na Bahia

Frutas que seriam descartadas pela indústria viram matéria-prima para cosméticos

 

Ainda segundo a empresa de cosméticos, o óleo essencial contém propriedades nutritivas como vitaminas A, B1 e C, contribuindo para regeneração de pele e cabelo e ajudando na função cerebral, como maior atenção.

De acordo com Debora Aparecida Nascimento, presidente da Copavale, as características agregam valor ao produto e ajudam a gerar renda para as 53 famílias de produtores que integram a cooperativa. “Para os agricultores, essa parceria representa uma nova fonte de renda em período fora de safra, tanto pela venda do raleio quanto pela participação no lucro obtido com a venda do produto final”, comenta.

Dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) apontam que Cerro Azul possui em torno de 3.100 hectares plantados da fruta, com um volume anual de 50 mil toneladas, que representam 50% do cultivo da fruta no Estado e 7% da produção nacional.

saiba mais

Bactérias em folhas de laranjeira podem anular efeito de dois agrotóxicos no Brasil

 

 

 

(Foto: Divulgação/Paula Martins)

 
Source: Rural

Leave a Reply