Skip to main content

De acordo com a Unica, usinas credenciadas para emitir CBio indicam que 80% da capacidade produtiva do setor está apta para gerar os créditos de descarbonização (Foto: Editora Globo)

 

O volume de Créditos de Descarbonização (CBio) colocados no mercado chegou a 7,8 milhões, quase 55% da meta estabelecida para este ano, dentro das diretrizes do Renovabio. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2/9) pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), com base em informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na avaliação da entidade que representa as usinas de açúcar e etanol do Centro-sul do Brasil, o montante já é superior a diversas sugestões feitas por representantes das distribuidoras de combustível durante a consulta pública. As metas relacionadas ao CBio são anuais e seu cumprimento é obrigatório.

“Importante destacar que esse montante de CBios registrados já é superior a muitas das sugestões apresentadas por diversas distribuidoras na consulta pública. Isto evidencia o comprometimento dos produtores de biocombustíveis para a consolidação do programa”, diz o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

saiba mais

Bancada Ruralista cobra contrapartida para Brasil zerar tarifa de etanol aos EUA

Produção de açúcar no Centro-sul é 48% maior na safra 2020/2021, informa Unica

 

Ainda de acordo com a entidade, até o momento, distribuidoras de combustível adquirira 322,1 mil créditos de descarbonização. Outros 33,4 mil foram adquiridos pela chamada parte não obrigada, composta por outros agentes de mercado que querem se utilizar dos CBios para compensar as emissões de suas atividades.

De acordo com a Unica, os números ainda mostram um ritmo lento de comercialização. Uma situação que, de acordo com o diretor da entidade, está exigindo maior esforço para ofertar os títulos, já que arcam com os custos de certificação, validação e escrituração dos títulos.

“Esperamos que o ritmo de comercialização se acelere assim que as metas revisadas sejam publicadas. O mercado está pronto e o produtor vai continuar contribuindo com a descarbonização e ofertando CBios”, diz Antonio de Padua Rodrigues.

Segundo a Unica, o Renonabio tem 222 produtores certificados para a emissão dos CBios. São 200 empresas de etanol, 21 de biodiesel e uma de biometano. No caso do etanol, a entidade destaca que esse número indica que 80% da capacidade produtiva está apta a gerar os créditos de descarbonização.
Source: Rural

Leave a Reply