Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Durante encontro de ministros da Agricultura dos Estados-membros da União Europeia (UE), a titular da pasta na Alemanha, Julia Klöckner, se posicionou contra a conclusão do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul em seus moldes atuais.

Segundo a agência de notícias alemã Deutsche Welle (DW), a ministra destacou o avanço do desmatamento na Amazônia e afirmou que os agricultores europeus iriam competir com alimentos produzidos de forma prejudicial para o meio ambiente.

saiba mais

Congresso analisa sete projetos de lei que podem enfraquecer Código Florestal

Mato Grosso teve 7,4 mil hectares queimados por dia em 2020

 

"Nós, ministros da Agricultura, estamos muito, muito céticos (…) Não vejo a ratificação do acordo com o Mercosul.", afirmou Klöckner. O acordo entre os dois blocos foi assinado em junho do ano passado após duas décadas de negociação e prevê, além da redução de tarifas alfandegárias, compromissos socioambientais.

O tratado inclui o compromisso com protocolos internacionais de conservação ambiental e mudanças climáticas, bem como a conservação e uso responsável da biodiversidade, respeito aos direitos trabalhistas e proteção das populações indígenas.

saiba mais

Brasil teve mais de 1 milhão de focos de queimadas em agosto

Presidente da Abag destaca papel do agro para Amazônia e critica "desgoverno ambiental"

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia cresceu 34,5% no acumulado de agosto de 2019 a julho de 2020, com 9.204,58 km² desmatados ante 6.843,91 km² há um ano. Do total de área derrubada, 42,5% estão no Pará, 20,4% no Mato Grosso, 13,8% e Rondônia e 13,8% no Amazonas.
Source: Rural

Leave a Reply