Skip to main content

(Foto: Carlene Rezende/Embrapa/Divulgação)

 

Um caso raro de nascimento de bezerros trigêmeos foi registrado no último dia 14 de agosto na unidade da Embrapa Cerrados, no Distrito Federal. Os animais da raça Nelore nasceram de parto normal, respirando bem, e com diferença de cerca de duas horas entre o primeiro e o último filhote.

Os animais foram batizados de Chocolate, Baunilha e Nevasca. “Em 20 anos de profissão, é a primeira vez que vejo o nascimento de trigêmeos. Eles nasceram muito saudáveis, quase com o peso de um bezerro de gestação única, com cerca de 22 quilos cada um”, afirma Luiz Osvaldo Rezende, veterinário da Embrapa Cerrados.

saiba mais

Cordeiro é vendido por R$ 2,65 milhões em leilão na Escócia

 

Partos como o registrado por Rezende são raros e respondem apenas por 0,5% do total de nascimentos. O veterinário explica que a gestação gemelar pode ter ocorrido devido o tratamento hormonal usado no rebanho, o que resulta em uma maior liberação de ovócitos.

(Foto: Carlene Rezende/Embrapa/Divulgação)

 

O tratamente é parte de inseminação artificial em tempo fixo, que inclui protocolos hormonais e uso de sêmen testado. Segundo a Embrapa, os trigêmeos estão sendo amamentados pela mãe, em revezamento, e também com o auxílio de mamadeira, já que a vaca não tem leite suficiente para três filhotes.

saiba mais

Morre vaca "matriarca” da raça Senepol no Brasil

 

Um deles, conta a empresa, foi “praticamente adotado” por outra vaca do rebanho e tem sido amamentado por ela. Os pesquisadores avaliam, agora, o risco de complicações provocadas pela rara gestação de trigêmeos.

“Em caso de gêmeos e trigêmeos, ocorre a troca de sangue e anticorpos entre os fetos dentro da placenta, o que causa uma patologia genética nos bezerros, o freemartinismo, que faz com que 90% das fêmeas nasçam inférteis. No caso dos machos, a infertilidade não é certa. Vamos avaliar os bezerros quando chegarem à idade reprodutiva”, explica a Embrapa, em nota.
Source: Rural

Leave a Reply