Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

 

O Ministério da Agricultura informou que pediu às autoridades chinesas cópia dos testes realizados em asas de frango exportadas pelo frigorífico da Aurora de Xaxim (SC).

A China informou no último dia 13 de agosto a detecção do DNA do vírus em um lote brasileiro do produto, o que levou à suspensão temporária das exportações do Brasil para Filipinas e do frigorífico catarinense para Hong Kong.

saiba mais

Em reunião com entidades do Brasil, China pede controle da Covid-19 "desde a origem"

Frigorífico de SC envolvido em caso de Covid-19 no frango suspende vendas à China

 

“Ainda que não haja qualquer estudo científico que associe transmissão do vírus por alimentos, conforme indicam os organismos internacionais de referência, as informações com relação ao método de detecção, número de testes, existência de contraprova, entre outras, são necessárias para elucidar o caso”, afirma a pasta, em nota.

No documento, o ministério ainda relata os resultados da reunião realizada na última terça-feira (25/8) entre os adidos agrícolas do Brasil em Pequim e autoridades sanitárias e de comércio de Shenzhen, província chinesa de Guangdong onde foi detectado o vírus no frango brasileiro.

saiba mais

Em meio à polêmica por Covid na carne, China habilita seis frigoríficos dos EUA

Brasil deve detalhar cuidados dos frigoríficos contra Covid-19, diz Câmara Brasil-China

 

Segundo o Ministério da Agricultura, os chineses detalharam que três amostras coletadas em dois lotes de produtos da Aurora testaram positivo para Covid-19, sendo uma em asas de frango e duas na embalagem do produto.

As autoridades sanitárias de Shenzhen, contudo, não souberam informar se a detecção do material genético do vírus se refere ao vírus ativo ou inativo, o que levou os adidos agrícolas brasileiros a solicitarem mais informações sobre o ocorrido.

saiba mais

Maior importador de carne de frango do Brasil, China investe em produção própria há um ano

Após contaminação na China, Filipinas suspende importação de carne de frango do Brasil

 

“Nessa linha, os adidos solicitaram às autoridades sanitárias de Shenzhen cópia do laudo laboratorial das três amostras que apresentaram resultado positivo para o vírus da Covid-19.  O lado chinês informou que esse laudo está sob responsabilidade das autoridades sanitárias da província de Guangdong, as quais não participaram da reunião”, explica o Ministério da Agricultura.
Source: Rural

Leave a Reply