Skip to main content

Aviação agrícola em lavoura (Foto: Sérgio Ranalli/Editora Globo)

 

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) lançou nesta quarta-feira (19/8), Dia da Aviação Agrícola, uma rede nacional de entidades ligadas ao setor. Nomeada Rede Brasil Institucional Aeroagrícola, a iniciativa visa desenvolver a área, promover boas práticas no campo e melhorar a comunicação com a sociedade.

A rede foi apresentada em videoconferência com representantes de 46 entidades ligadas ao setor no país. O evento ainda contou com panorama do mercado aeroagrícola no Brasil e os desafios até 2021.

As entidades que quiserem integrar a iniciativa devem preencher o formulário e o termo de cooperação, disponíveis no site da Sindag. Além do próprio Ministério da Agricultura, a rede já conta com a adesão do Sindiveg, Syngenta, Única, da fabricante de aviões Air Tractor e das universidades Unicruz e Ufscar.

saiba mais

Empresas de aviação agrícola oferecem ajuda no combate a incêndios florestais

 

As entidades que aderirem à Rede Brasil terão acesso a serviços. “Poderão consultar rapidamente a legislação sobre o setor em cada parte do país, pareceres de órgãos reguladores e procedimentos exigidos por cada órgão”, diz Gabriel Colle, diretor executivo do Sindag.

O termo de cooperação prevê desde campanhas para promover o setor e projetos de incentivo à atividade aeroagrícola até a formação grupos de trabalho para solução de desafios do mercado. A meta é chegar a 2022 com a aviação agrícola sendo reconhecida como ferramenta de segurança alimentar.

saiba mais

Sindag faz videoconferência para debater regulamentação do uso de drones em lavouras

 

A discussão em torno da instrução normativa para o uso de drones no trato de lavouras é uma das ações focadas nessa direção, em que o esboço da norma segue em consulta pública até setembro.

“Queremos que mais produtores rurais percebam as vantagens de contar com o trato aéreo de suas lavouras, mas também entendam as obrigações legais da ferramenta e o quanto o foco em boas práticas é vantajoso para todos’’, destaca Gabriel Colle.

Para o ano que vem, a expectativa do sindicato é realizar cerca de 250 eventos para parceiros, incluindo o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, em julho, em Sertãozinho (SP). O evento será comemorativo ao centenário da aviação agrícola no mundo.
Source: Rural

Leave a Reply