Skip to main content

(Foto: Sergio Ranalli)

 

Produtores do sul do Brasil estão em alerta por conta da previsão de temperaturas extremamente baixas a partir desta quinta-feira (20/8). Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reitera a previsão de geadas e até chance de neve em algumas áreas.

“Há a possibilidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no oeste, sul, meio-oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, bem como em áreas do sul e sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta-feira, sexta e sábado”, afirmou o Inmet.

saiba mais

Sul do Brasil terá frio intenso e chance de neve a partir de quinta-feira

 

 

De maneira geral, os riscos são maiores para os plantios de perecíveis, como frutas e hortaliças. Mas existem algumas culturas em particular que podem ter grandes prejuízos (veja recomendações abaixo).

Segundo a Epagri, de SC, é o caso do morango, banana, maracujá, folhosas e fumo. Outras, como arroz, cereais de inverno, apicultura, piscicultura, gado de corte e de leite não estão livres dos efeitos do frio, mas exigem medidas específicas.

saiba mais

Suculentas: 4 dicas para proteger as plantas no frio

 

 

Para Carlos Reisser Júnior, que atua no laboratório de agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado, as espécies tropicais e hortaliças plantadas fora de época correm maior perigo. "No caso do pêssego, o problema da geada é que, se houver água no tecido, esse tecido é congelado, a planta aumenta o volume e rompe a célula", observa.

O mesmo vale para soja e milho, mas, de maneira geral, o cultivo dos grãos de verão começa em setembro. No caso do trigo ou sorgo, o problema é menor porque são culturas já adaptadas às áreas mais frias.

saiba mais

Clima frio pode deformar cacho de bananas; saiba como prevenir

 

 

Já o morango pode não apodrecer, mas o congelamento da fruta pode gerar perdas no valor comercial. No caso do pêssego, as temperaturas podem ser diferentes até dentro do mesmo pomar. “A escolha do local pelo produtor é ainda mais importante se a área tiver problemas com geada”, destaca Júnior.

Segundo Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, o maior problema no Estado é com a geada na sexta-feira (21/8) e no sábado (22/8). No entanto, há perspectiva de neve entre quinta-feira à noite e a manhã de sexta. "As temperaturas mais baixas devem durar três dias, no máximo. O ponto crítico seriam as áreas de trigo no norte e noroeste", avalia.

saiba mais

Mudança climática está na gestão de risco de 38% dos bancos da América Latina e Caribe

 

De acordo com a previsão do Inmet, a temperatura deve variar entre 3°C e 21°C entre quinta e domingo em Porto Alegre, sendo o frio mais intenso entre quinta e sexta-feira. Em Uruguaiana, na fronteira oeste do Estado, a mínima é de 1°C, com geada na sexta e no sábado, enquanto em Bagé as temperaturas mais baixas começam nesta quinta, com geadas na sexta e no sábado e mínima de 2°C.

Em Florianópolis (SC), a previsão é de chuva isolada, com temperaturas entre 8°C e 19°C no domingo. Já em São Joaquim, mais ao sul, a previsão é de neve na quinta e na sexta-feira, com mínimas de -3°C e -2°C e máxima de 17°. Nos mesmos dias, a previsão é de mínima de 4°C e máxima de 11°C em Curitiba (PR).

saiba mais

Aprosoja lança plataforma para produtor gerenciar riscos climáticos

 

Dicas para se proteger no campo

 

Para auxiliar os produtores, Globo Rural preparou algumas dicas com base nas recomendações da Epagri e do pesquisador Carlos Reisser Júnior.

No geral, os agricultores devem tentar preservar a massa de ar quente e a energia dentro das propriedades, com estratégias que variam desde o uso de ventiladores, semelhantes aos geradores de energia eólica, como sistema de calefação e coberturas de plástico e vidro.

Ameixa, pêssego e nectarina

Os pomares estão com plantas em floração ou já apresentando pequenos frutos. Na iminência de geada, a recomendação é fazer o controle por irrigação, no caso de a temperatura baixar de 0°C, sendo que as perdas ocorrem com temperaturas abaixo de -1,5°C.

(Foto: Thinkstock)

 

Morango

O excesso de frio pode ser muito prejudicial a esse cultivo, comprometendo até 80% da produção, já que provoca o aborto floral. A recomendação para evitar prejuízos severos é a cobertura das plantas com plástico branco leitoso, de preferência na forma de túneis, mesmo daquelas já produzidas em ambientes protegidos altos. Também é muito importante não irrigar nem fertirrigar na véspera da geada, para evitar o congelamento da água.

Banana

Suspender o transplantio de mudas até que o frio passe. Antecipar a colheita dos cachos e ensacar aqueles que não puderem ser colhidos. Também devem ser ensacadas as inflorescências recém emitidas. Após a geada, é importante estar atento à eliminação das folhas secas.

Maracujá

Suspender o transplantio de mudas até não existir mais risco de geada. Antes da geada, é recomendável antecipar a adubação com potássio. Nos pomares implantados com mudas pequenas, elas podem ser enterradas no final da tarde que antecede à formação da geada, devendo ser desenterradas logo após o evento.

Outra possibilidade é cobrir as plantas da melhor maneira possível (com papel pardo, sacos plásticos leitosos ou opacos, palhada e/ou outros materiais que possam resistir à umidade.

(Foto: Getty Images)

 

Hortaliças

Para as hortaliças em geral, inclusive folhosas, recomenda-se manter aspersores ligados no dia em que a geada ocorre, até o nascer do sol. Isso porque a água tem temperatura maior em relação ao ambiente, formando camada de vapor que protege as plantas do congelamento. As brásicas que estiverem em floração devem ter as folhas amarradas no topo, de modo a proteger os brotos.

Piscicultura

Se as temperaturas da água ficarem abaixo de 13°C, por períodos acima de 72 horas, pode afetar peixes tropicais, causando estresses, enfermidades e até mortalidade. Assim, as recomendações são não renovar água dos viveiros quando a temperatura da água de abastecimento externa for inferior à temperatura ambiente de cultivo e não manejar os animais

Arroz e Fumo

No caso do arroz, a recomendação é manter água nos arrozais já plantados, enquanto os técnicos avaliam que é melhor suspender o plantio das mudas de fumo até a chegada de temperaturas mais amenas.

(Foto: Thinkstock)

 

Apicultura

Os apicultores devem ficar atentos a algumas práticas de manejo para evitar prejuízos nos apiários devido ao frio intenso, que pode provocar o resfriamento do ninho e até mortalidade de larvas. Importante evitar abrir as caixas, pois há perda de calor e muito gasto de energia e alimento para elevar a temperatura às condições adequadas novamente.

Gado de corte

A principal preocupação é com o crestamento das pastagens, que é a queima da parte vegetativa em decorrência de geadas muito fortes. Na região do Planalto Sul, onde se pratica a integração lavoura-pecuária em larga escala, os grãos já foram colhidos e as áreas estão sendo usadas no inverno para produção de pasto para alimentar o gado, principalmente rebanhos em fase de terminação.

Gado de leite

Na evidência de problemas causadas pelo frio na pastagem, especialmente da aveia, recomenda-se a utilização de outras fontes de alimento, como silagem e feno. Os animais parindo e as crias devem ser abrigados em locais secos e sem vento.
Source: Rural

Leave a Reply