Skip to main content

Aplicação de película à base de detergente em laboratório (Foto: Embrapa)

 

Manter a higienização das mãos e dos objetos tem sido orientação constante nesses tempos de pandemia. Mas um antigo aliado da cozinha, o detergente, talvez possa fazer mais contra o coronavírus do que se imagina. É o que indica um estudo que vem sendo feita com um vírus semelhante por pesquisadores brasileiros, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Testes feitos com uma fórmula baseada no detergente comum, usado para lavar a louça do dia a dia, se mostraram promissores ao inativar um coronavírus semelhante ao causador do Covid-19 e por períodos mais longos que outros líquidos sanitários. E, de acordo com o informe da Embrapa, o preparo é relativamente simples e de baixo custo.

O trabalho foi feito utilizando o Acov, o coronavírus aviário, que pode ser manipulado em laboratório com um nível mais baixo de biossegurança. Ele não transmite a doença para humanos, além de ser morfologicamente semelhante ao Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

De acordo com a Embrapa, para utilização nas mãos, o detergente foi misturado com óleo vegetal. Para aplicação em superfícies, foi diluído em água. Nos dois casos, diz o informe, o chamado filme à base de detergente inativou o coronavírus aviário em até milhões de vezes em um período de cerca de dez minutos, o que o coloca como uma possível alternativa de combate ao coronavírus, especialmente em locais mais pobres.

saiba mais

Especialistas reforçam que não há risco de Covid-19 ser transmitido por alimentos

Setor de frutas aposta em tecnologia que aumenta vida útil e segurança sanitária para abrir mercados no exterior

 

“Ambos os filmes foram eficazes contra o coronavírus ACoV, se confirmando como possível alternativa de prevenção à doença, principalmente para a população menos favorecida de países subdesenvolvidos, que não têm acesso a nenhum tipo de sanitizante comercial. Os resultados do estudo também abrem caminho para uma série de possibilidades e aplicações visando mitigar a contaminação por outros microrganismos patogênicos”, diz o informe.

A pesquisa envolveu três unidades da Embrapa: Instrumentação, Pecuária Sudeste e Suínmos e Aves. Teve a participação também do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Zootecnia e de uma aluna de doutorado do Instituto de Química da São Carlos, ligado à USP.

“Acreditamos que a atividade antiviral do filme pode ser atribuída, em grande parte, à ação biocida dos surfactantes – que são os principais constituintes de formulações de produtos de limpeza e higiene pessoal – presentes no detergente”, diz o pesquisador da Embrapa Luiz Alberto Colnago, coordenador do estudo com a pesquisadora Lucimara Aparecida Forato e orientador da doutoranda Cirlei Igreja do Nascimento Mitre.

Maior estabilidade

A película de detergente atua contra a que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a forma mais comum de contágio pelo novo coronavírus: o contato entre pessoas e com superfícies. No entanto, há estudos que indicam a permanência do coronavírus por vários dias em alguns locais.

De acordo com os pesquisadores, há diversos agentes capazes de inativar a ação do vírus em superfícies como maçanetas, corrimões, portas ou espelhos, e também nãs mãos. Mas os produtos utilizados atualmente são inflamáveis ou evaporam de modo mais rápido, sendo ativos em um período mais curto. Já os testes com a fórmula à base de detergente feitos em superfície plástica indicaram uma estabilidade de cerca de sete dias.

“A estabilidade química das películas indica que as propriedades dos compostos, incluindo a atividade antiviral, serão preservadas pelo mesmo período, podendo manter um efeito protetor residual, a ser testado ainda”, afirma Luiz Alberto Colnago, da Embrapa.

A etapa seguinte dos testes será feita pela Fundação Oswaldo Cruz,que aplicará a fórmula à base de detergente contra o coronavírus causador do Covid-19. Ainda segundo o inform deivulgado pela Embrapa, a instituição está estabelecendo protocolos para a realização das análises, que devem começar em breve.

Já a fase de testes com o coronavírus aviário foi concluída em julho. Segundo o informe da Embrapa, testes estão sendo feitos com outros tipos de vírus.
Source: Rural

Leave a Reply