Skip to main content

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

O Ministério da Agricultura avaliou como "desproporcional" a decisão do governo das Filipinas de suspender a importação da carne de frango do Brasil e voltou a afirmar que poderá representar contra o país na próxima reunião do comitê da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre acordo sanitário e fitossanitário.

"O Brasil entende que a decisão tomada pelo governo filipino foi desproporcional ao interromper o comércio de todo um setor com base em notícias veiculadas pela imprensa chinesa de uma suspeita, ainda sob investigação pela GACC (órgão de sanidade da China), de detecção de ácido nucleico de coronavírus na embalagem de um produto referente a um estabelecimento comercial" afirmou a pasta, por meio de nota, nesta segunda-feira (17/8)

saiba mais

Após Covid-19 em frango brasileiro, frigoríficos de três países suspendem vendas à China

Hong Kong suspende compras de frigorífico de SC envolvido em caso de Covid-19 no frango

 

 

 

O posicionamento mais duro do governo brasileiro ocorre após a cidade de Shenzhen, na China, informar ter encontrado amostras da Covid-19 em asas de frango congeladas exportadas pelo Brasil na última semana. A carne saiu de um frigorífico da Aurora em Xaxim (SC), unidade que já teve as compras suspensas pelo governo de Hong Kong.

A pasta disse ainda que não foi notificada oficialmente pelas autoridades filipinas, o que fere artigos previstos em acordo da OMC), em que os dois países são signatários. Segundo o jornal Valor Econômico, a embaixadora das Filipinas, Marichu B. Mauro, foi chamada pessoalmente ao Ministério da Agricultura para dar explicações.

saiba mais

ABPA critica Hong Kong por suspender frigorífico brasileiro e diz que levará caso à OMC

Chineses detectaram Covid-19 em carne bovina brasileira em junho, diz Câmara Brasil-China

 

 

 

Assim como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agricultura entende que o coronavírus estaria na embalagem do lote exportado ao país asiático.

"O Mapa reafirma que permanece em apuração a suposta detecção de ácido nucleico do coronavírus na superfície de uma amostra de asa de frango congelada, oriunda de um lote importado do Brasil, em Shenzhen, na província de Guangdong. Não houve comunicação oficial por parte das autoridades chinesas", completou.

saiba mais

Após contaminação na China, Filipinas suspende importação de carne de frango do Brasil

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply