Skip to main content

O governo das Filipinas decidiu suspender importações de frango brasileiro (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

O governo brasileiro vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão das Filipinas de suspender as importações de carne de frango brasileiras. A informação foi divulgada neste sábado (15/8) pelo jornal Valor Econômico, segundo o qual o Brasil cobra explicações do governo filipino, embora ainda não tenha sido notificado oficialmente sobre a decisão do país de embargar o produto nacional.

O Departamento de Agricultura das Filipinas decidiu suspender as importações de frango do Brasil de forma preventiva, depois da notícia de que uma carga exportada pela Aurora para a China testou positiva para a Covid-19. O argumento é baseado em uma lei do país, datada de 2013, que obriga as autoridades a adotar medidas preventivas quando as informações disponíveis foram insuficientes para avaliar o risco de algum produto.

Tanto em relação ao ocorrido na China quanto em relação ao caso das Filipinas, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de frango e de suínos do país, tem afirmado não haver evidências científicas de que a carne seja transmissora do novo coronavírus.

saiba mais

Brasil tem que mostrar à China que carne não tem problema com Covid-19, diz consultor na Ásia

Especialistas reforçam que não há risco de Covid-19 ser transmitido por alimentos

 
Source: Rural

Leave a Reply