Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Em 2020, o Brasil colherá pela primeira vez em sua história mais de um milhão de toneladas de aveia, segundo as últimas previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Cultura típica de inverno, o cereal teve a produção impulsionada pelas boas condições climáticas no último ano safra, quando também foi registrado aumento da área plantada após problemas climáticos no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul.

saiba mais

Conab estima produção recorde de 253,7 milhões de toneladas de grãos em 2019/2020

 

“Com a quebra da safra de verão devido à seca no Sul do país, os produtores passaram a apostar mais em aumentar a área com as culturas de inverno para ter maior rentabilidade e aumentar seus ganhos. Esse é um movimento natural das perdas da primeira safra”, explica Cleverson Santana, superintendente de informações do agronegócio da Conab.

A instituição espera uma produção de 1,1 milhão de toneladas de aveia em 2019/20, crescimento de 26,2% ante o ciclo anterior. Na reta final da colheita da safra, encerrada em julho, a Conab também estima uma área plantada 8,2% superior na última temporada, com 430,8 mil hectares.

saiba mais

Governo espera novo recorde para a safra 2020/2021

 

Além do Rio Grande do Sul, onde o plantio avançou 10,2% no ciclo passado, houve aumento da área no Mato Grosso do Sul, onde a Embrapa chegou a indicar o plantio da aveia e outras culturas de inverno no início deste ano diante do risco de geada durante a fase de desenvolvimento do milho safrinha no Estado.

Segundo a Conab, o Mato Grosso do Sul deve colher 90 mil toneladas de aveia em 2020, o dobro do registrado no ciclo anterior. No Rio Grande do Sul, onde é esperada uma produção de 805,9 mil toneladas, esse crescimento será de 21,2%.
Source: Rural

Leave a Reply