Skip to main content

(Foto: Editora Globo/ Globo Rural)

 

O setor de transporte registrou o quarto mês seguido de queda no número de empregos desde o início da pandemia de Covid-19. Em junho, foram demitidos 40.438 empregados no setor e admitidos 34.139, o que gera uma perda de 6.299 vagas.

O saldo é menor se comparado a maio, quando foram fechadas 20.852 vagas, mas demonstra que a crise tem sustentado resultados negativos por períodos prolongados, segundo o boletim Economia em Foco, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Segundo o estudo, baseado nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgado nesta sexta-feira (7/8), desde o início da crise o setor de transporte já acumula perda de 61.429 vagas.

saiba mais

Menor demanda e falta de crédito agravam crise do setor de transporte na pandemia

Empregos no agro se estabilizam após forte queda no começo da pandemia

 

 

Entre os segmentos de transporte, a maior perda de postos de trabalho é no rodoviário de passageiros, que fechou 8.780 vagas em junho. Já o transporte rodoviário de cargas teve saldo positivo de 2.819 empregos. No aéreo de passageiros, houve noa queda, mas o saldo em junho (-196) ficou bastante próximo do saldo de maio (-201). 

“Apesar da desaceleração nas demissões, o cenário ainda é bastante preocupante. E a reoneração da folha de pagamento prevista para 2021 vai dificultar ainda mais a contratação de mão de obra pelas empresas. Além disso, as ações do governo federal têm se mostrado insuficientes para socorrer o setor”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.
Source: Rural

Leave a Reply