Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

O setor de transporte, serviços auxiliares e correio cresceu 4,6% entre abril e maio, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mas, comparado a maio de 2019, houve queda de 20,8% no volume de serviços de transporte prestados.

Os números estão no boletim Economia em Foco, elaborado a partir de dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. A edição mais recente do estudo foi divulgada pela CNT na quinta-feira (16/7).

saiba mais

Pandemia tem menor impacto no movimento de cargas nas estradas do Brasil desde março

 

De acordo com a análise da CNT, após a queda histórica registrada em abril, maio foi um mês melhor para o transporte. O segmento de transporte aéreo teve alta de 9,2% de abril para maio. Mas, em relação ao mesmo mês de 2019, o setor também apresentou retração acima de 75% pelo segundo mês seguido.

O transporte terrestre, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6% em maio de 2020, quando comparado a abril deste ano. Já em relação ao mesmo mês de 2019, houve redução acima de 24% também pelo segundo mês consecutivo.

saiba mais

Transporte perdeu mais de 20 mil empregos formais em maio, aponta pesquisa da CNT

 

O volume de cargas transportadas nas ferrovias foi 4,6% maior em maio do que abril deste ano, considerando toneladas úteis (TU), e 2,8% maior, considerando toneladas por quilômetro útil (TKU). Se comparado com o mesmo período de 2019, houve queda de 5,2%, considerando TU e de 5,1%, considerando TKU.

O transporte aquaviário apresentou queda de 1,7% em maio de 2020 na comparação com o mês anterior e aumento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para o presidente da CNT, Vander Costa, a expectativa é de que se mantenha a tendência de melhora dos indicadores, apesar de a recuperação ser tímida.

“Maio nos deu a sensação de que iniciamos um processo lento de saída da crise em alguns segmentos do transporte. Mas os números mostram ainda que estamos distantes do nosso desempenho potencial”, afirma Vander Costa.
Source: Rural

Leave a Reply