Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (15/7) no site da Globo Rural.

ABPA defende regra nacional contra Covid em frigoríficos

 

frigorifico-aves-frango-galinha (Foto: Globo Rural)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) defendeu que a portaria do governo federal para conter o avanço da Covid-19 nos frigoríficos do país prevaleça sobre as regras estaduais. O diretor-executivo da entidade, Ricardo Santin, disse que as críticas do setor às portarias estaduais se referem à falta de segurança jurídica gerada pelas diferentes normas em diferentes regiões do país.

Nesta quarta-feira (15/7), a Revista Globo Rural começou uma série de três lives para debater o problema, que vem crescendo no Brasil. A primeira delas tratou da fiscalização em frigoríficos. Nesta quinta (16/7), o assunto é o impacto na indústria.

Desmatamento na Amazônia

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

Anunciado na semana passada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o decreto para suspender queimadas na Amazônia por 120 dias será assinado nesta quinta-feira (16/7) pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi confirmada pelo próprio Salles.

CAR validado para ampliar crédito

(Foto: Thinkstock)

 

Produtores rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado podem solicitar a ampliação do limite de crédito de custeio em até 10%. A medida foi incorporada no Manual de Crédito Rural e está em vigor desde 6 de julho como forma de incentivar a implementação do Código Florestal.

Vigilância de febre aftosa

Foto: Divulg/Mapa)

 

O Ministério da Agricultura publicou uma instrução normativa com diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa. As normas entram em vigor dia 3 de agosto e são uma atualização aos novos conceitos internacionais. Segundo o ministério, elas visam avançar o status sanitário do país para livre de febre aftosa sem vacinação de acordo com diretrizes da OIE.

Registro de fertilizantes

 (Foto: Mapa)

 

O governo federal publicou uma instrução normativa com regras sobre definições, exigências, especificações, garantias, tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos fertilizantes orgânicos e dos biofertilizantes destinados à agricultura.

Melhorar o dispositivo legal para conceder registros de fertilizantes orgânicos e de biofertilizantes e estabelecer procedimentos mais rápidos e eficientes são alguns objetivos do texto. 

Recuperação no movimento de cargas

 Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

A demanda por transporte rodoviário de carga registrou o menor impacto devido à pandemia de Covid-19 em quase quatro meses. Segundo pesquisa da NTC&Logística, a melhora é resultado da reabertura gradual da economia, com a flexibilização das medidas de isolamento social.

Preço recorde do arroz no RS

 (Foto: Irga/Divulgação)

 

O mercado de arroz em casca no RS voltou a ficar aquecido. O preço da saca fechou acima de R$ 64 e atingiu novo recorde, segundo o Cepea. Boa parte das indústrias e beneficiadoras do Estado manteve o interesse por novas aquisições, com o objetivo de repor estoques, mesmo com certa dificuldade nas negociações do cereal beneficiado com atacadistas e varejistas de grandes centros consumidores.

Café favorecido pelo clima

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O clima menos chuvoso tem favorecido a colheita do café da safra 2020/21 em todo o Brasil. Até a última semana, segundo o Cepea, cerca de 37 a 48% da produção esperada havia sido colhida no país. Para o arábica, as atividades estão mais avançadas no noroeste do Paraná, com o volume colhido se aproximando dos 60% do total. 

Sojicultor premiado

(Foto: Divulgação)

 

O agricultor Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha, sudoeste do Paraná, foi o campeão nacional do 12º Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja, divulgado nesta terça (14/7). Com plantio direto, rotação de culturas e sem aplicação de inseticida, ele colheu 118,82 sacas por hectare na área de 2,57 hectares que foi auditada.
Source: Rural

Leave a Reply