Skip to main content

Sul do país enfrentará muita chuva e frio intenso ao longo da semana (Foto: Getty Images)

 

A chuva e as temperaturas baixas irão se manter sobre grande parte da região Centro-Sul do Brasil ao longo da semana. A partir da madrugada de terça-feira (14/7), uma nova massa de ar polar chega ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deve levar frio intenso às regiões.

"As temperaturas irão despencar e há previsão de geadas generalizadas em praticamente todas as regiões produtoras", alerta Marcos Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Essas temperaturas devem chegar por volta de 1ºC, mas não trazem perigo à agricultura. O frio intenso não deve chegar a Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

saiba mais

Sindag faz videoconferência para debater regulamentação do uso de drones em lavouras

 

Também a partir desta segunda-feira (13/7), áreas de instabilidade se formarão sobre o Paraná, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul, causando tempo instável e chuva, o que deve atrapalhar o andamento do milho safrinha e pode elevar o percentual de grãos adidos, de acordo com boletim da Rural Clima.

Na terça-feira (14/7), a chuva deve chegar ao Estado de São Paulo, nas faixas Sul e Leste. "Essa linha de instabilidade avança, deixa o tempo instável e provoca chuva, principalmente entre a madrugada e a manhã de terça. O tempo pode forçar paralisação nas atividades de campo, mas sem prejuízo à agricultura", afirma Santos.

saiba mais

Exportações do agro atingiram US$ 10,17 bi no mês de junho

 

 

Uma nova área de instabilidade chega ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (16/7), o que deve manter o tempo chuvoso. “Ou seja, dentro da normalidade, a semana terá chuva em boa parte da região Sul do Brasil”, conclui o agrometeorologista.

Nas áreas centrais do país, incluindo Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, boa parte de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará e todo o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a Rural Clima informa que não há previsão de chuva, o que permite o avanço da colheita de algodão e do milho safrinha.

“O tempo segue bastante típico para essa época do ano, com chuva em toda faixa litorânea do Norte e Nordeste”, finaliza Santos.
Source: Rural

Leave a Reply