Skip to main content

(Foto: Editora Globo)

 

Apesar do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, o PIB do agronegócio calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) em parceria com a Confederação da Agriultura e Pecuária do Brasil (CNA) cresceu pelo quarto mês seguido.

Em abril, o aumento foi de 0,36%, apontou o relatório. Por outro lado, a disseminação da doença fez com que este tenha sido o menor avanço mensal registrado no ano. Ainda assim, o acumulado no primeiro quadrimestre de 2020 passou para 3,78%.

saiba mais

PIB do agronegócio cresceu 3,3% no 1º trimestre de 2020

 

 

Entre os ramos do agronegócio, o agrícola teve queda de 0,19% em abril, mas acumula avanço de 1,72% no ano. Já a pecuária cresceu 1,45% no mês e soma 8,01% no ano. Segundo o Cepea, o segmento primário registrou alta de 2,21% em abril. Já a agroindústria, mais afetada pelas medidas ligada à Covid-19, recuou 1,08% no mês.

O bom desempenho o setor agrícola reflete os preços mais elevados e a expectativa de maior produção na safra atual, apontou o estudo. Já para a pecuária, o resultado positivo reflete as cotações maiores em 2020, com destaque para boi gordo, suínos e ovos.

saiba mais

Reação em junho faz setor de máquinas projetar aumento de 3% nas vendas em 2020

 

O levantamento ainda destaca que, em abril, os preços pecuários, especificamente da suinocultura, da avicultura e do leite, foram pressionados por medidas de isolamento social estabelecidas pelos governos.

Quanto à agroindústria, houve forte queda de produção para atividades como móveis e produtos de madeira, biocombustíveis, têxteis, vestuário e bebidas. Já a agroindústria de base pecuária seguiu crescendo em abril, sustentada pela indústria do abate.

saiba mais

Exportações do agro crescem e balança comercial brasileira fecha junho com superávit

 

Segundo o Cepea, a demanda doméstica por carne bovina ficou estável e as exportações seguiram aquecidas em abril, especialmente para a China. No caso das carnes suína e de frango, houve retração com o fechamento ou redução de atividades de restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, mas as exportações permaneceram firmes.

O segmento de agrosserviços também cresceu em abril, apesar da pandemia, acumulando elevação no quadrimestre. Esse resultado é explicado, conforme analistas, porque não houve paralisação do agronegócio ou problema de distribuição e abastecimento de alimentos para os supermercados e a população, além dos bons resultados nos embarques.
Source: Rural

Leave a Reply