Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

 

O Centro-Sul do Brasil processou 41,74 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nos primeiros quinze dias de junho, segundo levantamento realizado pela União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgado nesta quarta-feira (24/6).

O volume representa queda de 1,9% ante o registrado em igual período do ano passado e refletiu o baixo aproveitamento da atividade em algumas regiões.

saiba mais

Exportações e chuva param produção de cana e fazem preço do açúcar subir

 

“O clima mais seco nos dois primeiros meses de safra permitiu esse avanço de quase 10% na moagem de cana-de-açúcar neste ano. Na primeira quinzena de junho, entretanto, houve baixo aproveitamento de moagem em algumas regiões, com destaque para as de Assis, Piracicaba, Paraná e Mato Grosso do Sul”, esclareceu, em nota, Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

No acumulado do ano, o volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas do Centro-Sul soma 186,57 milhões de toneladas, alta de 8,77% frente à safra passada. Segundo a Unica, 251 usinas estavam em atividade até 16 de junho, duas a menos do que em igual momento de 2019. Três delas haviam interrompido as operações nos anos anteriores. Até fim do mês, outras oito começam a operar.

Mais açúcar

 

Do total processado, a Unica aponta que 47,11% da matéria prima foi destinada para a produção de açúcar, percentual acima dos 35,7% registrados no ano passado. Com isso, a produção cresceu  36,28% na primeira metade de junho, alcançando 2,55 milhões de toneladas, enquanto o volume de etanol caiu 13,8%, com 1,83 bilhão de litros.

“A produção de açúcar apresenta crescimento em torno de 57% até o momento, fruto da maior moagem, da melhor qualidade da matéria-prima, da baixa demanda por etanol no mercado interno e dos preços mais remuneradores do adoçante”, explicou Rodrigues. No ano, a produção de etanol acumula queda de 3,7%.

saiba mais

Copersucar tem faturamento recorde de R$ 30,1 bilhões

 

A mudança no mix de produção deste ano acompanha a dinâmica do mercado. Enquanto o volume exportado de açúcar somou 1,02 milhão de toneladas, com alta de 43,34% na quinzena na comparação anual, as vendas de etanol pelas unidades produtoras ficaram em 1,18 bilhão de litros, queda de 10,5%.

No acumulado desde o início da safra 2020/2021 até 16 de junho, as vendas de etanol pelas empresas do Centro-Sul acumulam retração de 24,83%, com 5,15 bilhões de litros.
Source: Rural

Leave a Reply