Skip to main content

(Foto: Nupur Das Gupta/CCommons)

 

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), órgão deliberativo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao Ministério da Economia, aprovou cota adicional de 450 mil toneladas de importação de trigo com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para países de fora do Mercosul.

A cota adicional poderá ser utilizada até 17 de novembro deste ano, caso 85% do volume de 750 mil toneladas por ano permitidas atualmente seja preenchido. O mecanismo entra em vigor imediatamente, tendo efeito a partir de 1º de julho.

saiba mais

Trigo: volume importado de janeiro a maio foi a maior em 13 anos

 

A discussão de ampliar o volume foi discutida pela Camex após pedido da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) de isenção da tarifa para todo volume importado até o fim do ano, alegando que a medida ajudaria a baratear o custo do cereal importado e, assim, evitar o repasse integral da alta da matéria-prima para o preço dos derivados.

A isenção total, contudo, foi descartada pelo governo federal. O objetivo por meio da extensão da cota é diminuir a pressão inflacionária do aumento dos preços dos produtos derivados de trigo na inflação nacional.

Medida agrada setor

A Abitrigo disse que a medida atende o pedido dos moinhos. "Esperávamos a medida porque o pedido de maior volume com isenção da TEC partiu da indústria, a fim de atender a demanda interna de moagem", disse o presidente da associação, Rubens Barbosa.

Apesar do pedido dos moinhos brasileiros, o Mercosul continua sendo a principal origem de trigo importado pelo país. No acumulado do ano, até maio, o Brasil adquiriu apenas 115,6 mil toneladas de cereal de países de fora do bloco. No ano passado, a importação de trigo de fora do bloco somou 647,5 mil toneladas, 9,8% do total adquirido.

saiba mais

Plantio de trigo no RS atinge 43% da área estimada, afirma Emater

 

Sobre o trigo comprado de países que não pertencem ao bloco incide TEC de 10% e taxas da Marinha Mercante. Atualmente, o Brasil importa cerca de 60% – entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas – do trigo necessário para moagem nacional.
Source: Rural

Leave a Reply