Skip to main content

Navio carregado com soja para exportação no Porto de Santos (SP) (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

A colheita de soja da safra 2019/20 na Argentina foi concluída, com produção total de 49,6 milhões de toneladas, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em relatório semanal. O volume representa queda de 10% ante o ciclo anterior.

A Bolsa atribuiu a menor produção à falta de chuvas em algumas áreas durante um período crítico de desenvolvimento das plantas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimava uma produção de 51 milhões de toneladas.

saiba mais

Preço da soja cai influenciado por colheita na Argentina e cenário favorável nos EUA

 

O rendimento médio nacional foi de 2.940 kg por hectare, queda de 12,1% ante o ciclo anterior e de 1,4% ante a média das cinco temporadas anteriores. A área colhida ficou pouco acima de 16,8 milhões de hectares, segundo a Bolsa.

Milho

Já a colheita de milho atingiu 70,7% da área total prevista, avanço de 9,8 pontos porcentuais na semana e de 26,5 pontos porcentuais em relação à temporada anterior.

Até agora, foram colhidos 4,3 milhões de hectares. A produtividade média está em 8.570 kg por hectare. A Bolsa mantém a estimativa de produção total em 50 milhões de toneladas. "As geadas na última semana, junto com as precipitações limitadas, mantêm os níveis de umidade dos grãos em valores adequados para o avanço das máquinas", disse a Bolsa. 

saiba mais

Governo libera cota adicional de 450 mil toneladas para importar trigo com isenção

 

 

Trigo

A Bolsa de Cereais informou também que a área de trigo estimada para o ciclo 2020/21 foi reduzida em 100 mil hectares, de 6,8 milhões para 6,7 milhões de hectares.

A redução se deve principalmente ao clima seco no norte e no oeste da área agrícola na maior parte da janela de plantio do cereal. Segundo a Bolsa, a semeadura alcançou 58,1% da nova área, um avanço de 8,5 pontos percentuais ante à mesma época do ano passado.
Source: Rural

Leave a Reply